A campanha de vacinação contra poliomielite da Prefeitura de Campinas deste ano começará na segunda-feira (27). Será feita por meio da secretaria de Saúde, com foco nas crianças de até 4 anos. A mobilização vai até 14 de junho e, a expectativa é de que sejam aplicadas 57 mil doses – 95% do público alvo. Mas, além disso, há o objetivo de atualizar as cadernetas de todas as idades.
A campanha será realizada nos 68 centros de saúde municipais, em pelo menos 68 escolas municipais, mais shoppings e terminais de ônibus. No caso específico das paradas do transporte público, a mobilização será feita em parceria com a Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas). Já o Dia D de imunização está programado para 8 de junho.
O que é preciso para tomar a vacina de poliomelite? Onde e quando tomá-la?
Pais ou responsáveis pelas crianças precisam apresentar documentos de identificação delas com foto, e caderneta (se tiver). Não é preciso agendamento. Os endereços dos centros de saúde e horários das salas da vacinação em cada unidade estão disponíveis aqui.
Para as crianças de 1 a 4 anos, “a vacinação será indiscriminada, ou seja, mesmo quem tem o esquema vacinal completo deverá receber a dose da vacina oral”, informa a secretaria de Saúde. Já “para os menores de 1 ano, se houver necessidade, é feita a atualização do esquema vacinal, com a dose injetável”, complementa.
Poliomelite
A doença é grave e pode causar paralisia irreversível, que geralmente atinge as pernas. O último caso no Brasil foi em 1989. Mas, “em 2023 o País foi classificado como de alto risco para a reintrodução do poliovírus pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas”, informa Pasta.
Por isso, a vacinação é tão importante: para evitar a reintrodução do vírus no País. A coordenadora do Programa de Imunização em Campinas, Chaúla Vizelli, enfatizou que a estratégia de vacinação é fundamental.
“Amplia o acesso às vacinas e garante a imunização adequada da população não só contra a poliomielite, mas contra outras doenças. A vacina aplicada nessa faixa etária será a vacina oral. Ela é muito segura, sendo umas das mais antigas e conhecidas do Calendário Nacional”, ressaltou.
Vacinação nas escolas municipais
De acordo com a secretaria de Saúde, a previsão é que a campanha em pelo menos 68 escolas municipais comece a partir de 3 de junho. As escolas participantes ainda serão definidas pelas unidades de saúde.
“Cada CS vai selecionar uma instituição de ensino onde foi identificada maior quantidade de estudantes com cadernetas desatualizadas para, além de imunizar contra a pólio, aplicar as vacinas que estejam previstas no Calendário Nacional”, informa.
Terminais de ônibus
No período de 3 a 7 de junho, uma ação especial em parceria com a Emdec está programada para ocorrer diariamente em três terminais de ônibus, das 16h às 19h. Neste caso, a Saúde também oferece a possibilidade de atualizar as cadernetas de pessoas a partir dos 9 anos, incluindo as imunizações contra gripe, covid-19, febre amarela e HPV. A ação serão feita no:
- Terminal Central: rua Cônego Cipião, s/n, Centro.
- Terminal Barão Geraldo: rua Luiz Vicentin, s/n, Barão Geraldo.
- Terminal Campo Grande: avenida John Boyd Dunlop, 74, Jardim Sul América.
Shoppings e mercados
Na mesma semana, outras três iniciativas estão programadas para um shopping e dois hipermercados.
- Campinas Shopping
De 5 a 7 de junho, das 16h às 19h
Rua Jacy Teixeira de Camargo, 940 – Jardim do Lago - Assaí Abolição
3 a 7 de junho, das 16h às 19h
Rua Abolição, 2013 - Atacadão
3 a 7 de junho, das 16h às 19h
Avenida Ruy Rodriguez, 3.100
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Limeira recebe festival gratuito de hambúrguer neste final de semana; veja a programação
Escola de Piracicaba é premiada em concurso com projeto que explora os tons de pele dos alunos