- Publicidade -
CotidianoCampinas anuncia ampliação de linhas do BRT Campo Grande

Campinas anuncia ampliação de linhas do BRT Campo Grande

Adição de três novas linhas ocorre a partir do dia 20 de outubro; 83 mil usuários do eixo John Boyd Dunlop devem ser beneficiados

- Publicidade -

Campinas anunciou nesta sexta-feira (29) que irá ampliar as linhas que operam no Corredor Campo Grande do BRT (Bus Rapid Transit). De acordo com a Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), três novas linhas passam a operar a partir do dia 20 de outubro. Segundo a empresa, cerca de 83 mil usuários do eixo John Boyd Dunlop devem ser beneficiados com a ampliação.

Ainda de acordo com a Emdec, duas novas linhas irão partir do Terminal Satélite Íris, sendo uma paradora, que passa por todos os pontos, e outra semiexpressa. Além disso, será acrescentada uma nova linha semiexpressa, com partida do Terminal Campo Grande, uma vez que já existe uma paradora no local – veja a programação abaixo.


LEIA TAMBÉM

Loja de hortifrúti é lacrada por irregularidades em obra, em Campinas

- Publicidade -

Pista de skate da Lagoa do Taquaral recebe arte de grafite

Com a criação das linhas, serão 19 veículos no Corredor BRT e quem utiliza o Terminal Satélite Íris ao Centro da cidade terá um ônibus passando a cada cinco minutos, segundo informou a Emdec. Com isso, estima que o tempo das viagens será reduzido, em média, em dez minutos.

Mudança no corredor

Após a adição dos novos veículos, o Corredor BRT será utilizado apenas com ônibus da operação. Com isso, os veículos das linhas convencionais não irão mais circular pelo BRT. Até a implantação, será feita uma campanha com equipes da Emdec, indo desde treinamento nas garagens a esclarecimentos à população.

Pontos e horários

A linhas paradoras (BRT20 e BRT25) terão embarque e desembarque em todas as estações ao longo do Corredor BRT Campo Grande; e circularão, também, pelo Corredor Central. Com isso, elas terão pontos nos terminais Mercado e Central; além de locais nas vias Irmã Serafina, Anchieta, Dona Libânia e Orosimbo Maia. As duas linhas paradoras operam ao longo de todo o dia, de segunda a segunda-feira.

As linhas semiexpressas (BRT21 e BRT26) têm pontos em locais específicos: estações Rossin (BRT21); PUC / Roseiras, Londres, Aurélia e Rodoviária (BRT21 e BRT26). As duas chegam até o Terminal BRT Mercado.

- Publicidade -

As duas linhas semiexpressas circularão de segunda a sexta-feira, nos horários de pico (5h às 8h; 16h às 19h).

O projeto

A construção começou em 2017 e previsão inicial era de três anos de conclusão, sob o custo contratado de R$ 451,5 milhões. Com os atrasos ao longo do período e necessidade de mais verbas, o cronograma mudou para junho de 2022 e, depois, para 2023 e em seguida 2024.

A obra dos corredores do BRT tem 36,6 quilômetros de corredores exclusivos ao todo, divididos em quatro lotes, além de 36 estações, 18 pontes e viadutos e sete terminais. Cerca de 450 mil pessoas que dependem do transporte público serão beneficiadas, informou a prefeitura.

  • Ouro Verde: 14,6 km de extensão, saindo da região central, seguindo pela João Jorge, Amoreiras, Ruy Rodriguez, Camucim até o Terminal Vida Nova.
  • Campo Grande: 17,9 km de extensão, também saindo da região central, seguindo pelo leito desativado do antigo VLT, John Boyd Dunlop e chegando ao Terminal Itajaí.
  • Perimetral: 4,1 km de extensão, ligando a Vila Aurocan até o Campos Elíseos, seguindo pelo leito desativado do VLT.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: https://bit.ly/2XrTytC

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294


LEIA MAIS

Por quanto tempo o presidente Lula vai ficar afastado?

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -