- Publicidade -
CotidianoCampinas é premiada por atender ao Novo Marco Legal do Saneamento Básico

Campinas é premiada por atender ao Novo Marco Legal do Saneamento Básico

Cidade recebeu a premiação durante a 8ª edição do Prêmio “Casos de Sucesso”, promovido pelo Instituto Trata Brasil

- Publicidade -

Campinas foi premiada nesta semana por atender a todas as metas estabelecidas pelo Novo Marco Legal do Saneamento Básico (Lei nº 14.026 de 15 de julho de 2020). A cidade alcançou metas de universalização do saneamento básico e recebeu a premiação durante a 8ª edição do Prêmio “Casos de Sucesso”, promovido pelo Instituto Trata Brasil.  

O objetivo do evento é “reconhecer os esforços dos municípios que são destaques positivos na melhoria dos serviços de saneamento básico”, segundo a Prefeitura.  

No Ranking do Saneamento Básico 2024, estudo que avalia os principais indicadores de saneamento dos 100 municípios mais populosos do País, Campinas foi uma das cidades premiadas na categoria “Atingimento das Metas do Novo Marco Legal do Saneamento Básico”. Foi também a única metrópole com nota máxima no ranking. Os municípios de Londrina, no Paraná, e São José do Rio Preto, em São Paulo, também receberam a premiação.  

Campinas foi a única metrópole a atingir todas as metas antes do período estipulado, com os seguintes índices:  

  • 99,84% de atendimento total de água 
  • 96,42% de coleta e afastamento de esgoto 
  • 94% de tratamento de esgoto  

O Plano Campinas 2030 de Segurança Hídrica inclui entre outros investimentos a troca de redes de água e a construção de novos reservatórios. “A Sanasa é referência, uma das melhores empresas do Brasil”, afirmou o prefeito Dário Saadi (Republicanos). 

De acordo com o secretário nacional de Saneamento, Leonardo Picciani, a União anunciará investimentos no valor de R$ 20 bilhões em obras de esgotamento sanitário, água, drenagem e resíduos sólidos.  

“O governo federal vem buscando soluções inteligentes de contenção de enchentes, a realidade climática nos mostra claramente que alguma coisa urgente precisa ser feita e em breve precisaremos ter metas tão rígidas para drenagem assim como a gente tem buscado fazer para o esgotamento sanitário e para o abastecimento de água”, declarou.  

“A gente sabe que o acesso ao saneamento muda a vida das pessoas e que ele precisa ser visto como um ativo político nos mais de 5.500 municípios do nosso país”, acrescentou. 

- Publicidade -

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Piracicaba monta unidade para atender apenas pacientes com sintomas gripais e de dengue

Rio Grande do Sul lança plano de ajuda a animais vítimas da enchente

- Publicidade -
Raquel Valli
Raquel Valli
Formada em jornalismo pela PUC-Campinas em 1999, tem experiência como repórter, redatora, editora-assistente, produtora, informante e assessora de imprensa. Trabalhou para EPTV, CBN, Correio Popular, Oficina do Estudante e Prefeitura de Campinas. Foi homenageada pela Câmara Municipal com o Diploma de Mérito Jornalístico “Bráulio Mendes Nogueira “pelos relevantes serviços prestados à cidade”. É coach pela SBC e apaixonada por animais. Atualmente, é repórter no a cidade on Campinas.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -