Um levantamento da secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência mostrou que Campinas emitiu 877 carteiras de identificação da pessoa com transtorno do espectro autista, conhecidas como Ciptea, no período de oito meses. Desde abril, as carteiras são oferecidas de forma gratuita pelo governo estadual – veja como solicitar abaixo.
De acordo com o estado, a carteira busca facilitar a identificação da pessoa com TEA (transtorno do espectro autista) e seus responsáveis, proporcionando mais rapidez no acesso a serviços públicos e privados de saúde, educação, assistência social e outros em todo o território paulista.
Veja como solicitar
Para solicitar o documento é preciso acessar o site do Ciptea, preencher um cadastro e anexar os documentos solicitados, como foto de rosto e laudo médico que comprove o transtorno do espectro autista.
Após a aprovação, a carteirinha ficará disponível para download e impressão. O serviço não possui nenhum custo para o solicitante.
Distribuição de cordões
Na última semana, o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, deu início a uma ação especial no terminal com a distribuição do ‘Cordão Girassol’ oficial aos passageiros com deficiências não visíveis. A iniciativa partiu de uma parceria com o projeto mundial “Hidden Disabilities Sunflower Awareness”.
A concessionária Aeroportos Brasil, que gerencia o terminal, informou que a ação tem como principal objetivo tornar o aeroporto mais acolhedor e consciente para todos os turistas e visitantes, especialmente aqueles com condições ou deficiências ocultas.
Ao todo, foram adquiridos 500 cordões, que poderão ser retirados no Balcão de Informações, no piso de embarque, ou solicitados aos colaboradores com o colete amarelo “Posso Ajudar?”, que circulam no saguão e nos corredores.
Plano estadual
A carteirinha oficial de identificação para pessoas com transtorno do espectro autista adere ao previsto na Lei Federal n° 13.977/20 e na Lei Estadual nº 17.651/23, promulgada pelo governo de São Paulo no mês de março.
A ação faz parte do PEIPTEA (Plano Estadual Integrado para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo), lançado através do decreto nº 67.634, de 6 de abril de 2023, pelo governo estadual e desenvolvido pela secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência em parceria com as secretarias estaduais de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social.
“O Plano tem como foco alinhar, articular e ampliar os serviços de atendimento a pessoas com TEA a partir do trabalho de um Comitê Gestor composto por representantes de todos os envolvidos, que atua conjuntamente, em suas respectivas áreas, na promoção de ações para efetivar políticas públicas e implementação dos cuidados a este grupo”, informou o estado.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: bit.ly/3krPaDY
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294
LEIA TAMBÉM NO TUDO EP
Saiba qual é a formação de Flávio Dino, ministro que será indicado ao STF