A Prefeitura de Campinas informou que entre fevereiro e março deste ano, a Central de Regulação do município registrou o maior número da série histórica de solicitações de internação em enfermaria e UTI pediátrica na rede pública. Segundo a Administração, a média foi de 27 pacientes por dia. Já em situação de normalidade, fora da sazonalidade, a média seria entre 9 e 10 solicitações por dia.
Com sobrecarga nos hospitais, o prefeito Dário Saadi (Republicanos) se reuniu hoje (22) com o secretário de Estado para discutir a ampliação de leitos pediátricos. Ainda segundo a Prefeitura, as medidas foram prometidas pelo governo estadual, como novos leitos no Hospital de Sumaré (veja mais abaixo).
“Campinas fez um esforço da ampliação da capacidade instalada de leitos de internação pediátrica. Neste momento, trabalhamos com o maior número de leitos infantis no SUS municipal. São 36 leitos de UTI, 80 de enfermaria e 30 de neonatologia. Campinas é um polo de saúde, recebe casos de outros municípios e precisamos garantir ampliação do acesso também na região”, disse o prefeito Dário Saadi.
LEIA TAMBÉM
Motociclista fica ferido após bater em carro; acidente congestiona a Campinas-Monte Mor
Ponte do Parque Itajaí, em Campinas, é liberada após reconstrução
Em nota, a SES (secretaria Estadual da Saúde) já está em trâmite a ampliação de 10 leitos de enfermaria na pediatria do Hospital Estadual de Sumaré. Além disso, afirmou que “também estuda a ampliação de mais oito leitos de UTI Neonatal no Hospital e Maternidade Celso Piero, unidade filantrópica, sob gestão municipal, e que recebe do Estado cerca de R$2,9 milhões mensais por meio do Programa Mais Santas Casas”, informou.
ABERTURA DE LEITOS EM MEIO A LOTAÇÃO
Hoje, a Saúde abriu mais 15 leitos de enfermaria no Mário Gattinho, que já foram ocupados. Nesta semana, em dois dias seguidos a unidade registrou lotação e demora no atendimento. Até ontem, a cidade estava com 26 crianças em leitos de retaguarda aguardando vagas na enfermaria e a taxa de ocupação dos leitos infantis nas UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) dos hospitais municipais estava em 100%.
“Nesta quarta-feira, há 16 crianças no Hospital Mário Gatti e 15 no Hospital Ouro Verde internadas em UTI. Em leitos de enfermaria são 11 no Ouro Verde, 17 no 4º andar do Mário Gatti, e 15 no Mário Gattinho; e em leitos de retaguarda, são quatro no Mário Gattinho e 13 no Ouro Verde”, informou a Pasta.
Vale lembrar que Campinas teve interdição de leitos neonatais na Maternidade de Campinas neste ano após falta de profissionais no hospital. No dia 16 de fevereiro, 20 leitos da Maternidade foram interditados pela Vigilância em Saúde. Já no dia 8 deste mês, 10 dos leitos foram liberados.
APELO POR AJUDA
Com o cenário de pressão na saúde infantil, o prefeito Dário Saadi e o secretário de Saúde Lair Zambon se reuniram hoje com o secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, para discutir a situação do atendimento materno infantil e pediátrico em Campinas e Região.
Na reunião, o prefeito Dário e o secretário Lair reforçaram a necessidade de ampliação dos leitos de pediatria e neonatologia na região, principalmente pelo aumento expressivo do atendimento em pediatria nas últimas semanas.
MEDIDAS
Segundo a Prefeitura de Campinas, o secretário Eleuses Paiva e sua equipe técnica confirmaram a ampliação de mais 10 leitos de enfermaria pediátrica no Hospital Estadual de Sumaré.
Além disso, o governo indicou o início de entendimentos com Hospital Celso Pierro da PUC, para abertura de 8 leitos de UTI de Neonatologia e a discussão com a Unicamp para agilização da reabertura e funcionamento pleno da Neonatolgia do Caism, que está em reforma desde o segundo semestre de 2021.
“A Secretaria de Saúde do Estado informará nos próximos dias o cronograma de abertura dos leitos de pediatria do Hospital Estadual de Sumaré e os resultados dos entendimentos com o Hospital da PUC e com o Caism da Unicamp”, informou a Prefeitura.
O secretário Eleuses Paiva disse na reunião que o governador Tarcísio de Freitas está muito preocupado com esta questão e que a ampliação dos leitos será feita o mais rápido possível.
LEIA MAIS