Campinas terá um sábado (24) de temperaturas amenas e predomínio de sol na região. Por volta das 7h30, a temperatura registrada pelo Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, era de 13,9 ºC, com ventos de 25,1 km/h. Ainda de acordo com Centro, o sábado terá maior amplitude térmica.
“O dia amanhece mais frio, com temperatura em torno de 9°C, e a máxima está prevista em 25°C à tarde”, informa o Cepagri. Além disso, os ventos sopram predominantemente com intensidade moderada, o que pode baixar um pouco a sensação térmica e reforçar a percepção de frio à sombra.
PRÓXIMOS DIAS
A tendência para o domingo (25) é de novas mudanças. O dia deve amanhecer sob o predomínio de sol, mas a entrada de umidade e a aproximação de uma área de baixa pressão na atmosfera superior aumentam a cobertura de nuvens ao longo do dia, “e deverão culminar na ocorrência de pancadas de chuva a partir do entardecer e ao longo da segunda-feira”.
LEIA TAMBÉM
Após Inverno seco, Campinas terá Primavera com clima ameno e chuvas acima da média
Motociata com Bolsonaro no Tapetão, em Campinas, é neste sábado; veja roteiro
No domingo, a amplitude térmica esperada é ainda maior do que no sábado: mínima de 10°C ao amanhecer e máxima em torno de 28°C. Indicativos para a próxima semana apontam para chuvas regulares, sobretudo na forma de pancadas, entre segunda (26) e sexta-feira (30).
ALERTA DA DEFESA CIVIL
Na última quinta-feira (22), a Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta sobre uma intensa massa de ar polar que vai avançar no território paulista entre a sexta-feira (23) e domingo (25). De acordo com órgão, deve haver queda acentuada de temperatura, com frio intenso. Na região de Campinas, a temperatura mínima prevista é de 9ºC.
A sensação térmica pode ser ainda mais baixa dependendo da região. Assim, ressalta-se a importância de atenção especial com as pessoas mais vulneráveis, como idosos, crianças e àquelas em situação de rua. Além disso, a Defesa Civil recomenda para não fazer aquecimentos improvisados com fogueiras e manter hidratação constante.
LEIA MAIS
Expoflora 2022: Veja o que fazer no último final de semana da exposição