- Publicidade -
CotidianoCampinas teve o Verão mais quente dos últimos 10 anos

Campinas teve o Verão mais quente dos últimos 10 anos

Estação iniciada em dezembro de 2023 foi considerada atipicamente quente e seca; veja o que esperar do Outono

- Publicidade -

As altas temperaturas dos últimos meses tiveram um registro significativo na região de Campinas. O Verão, iniciado em dezembro de 2023, foi o mais quente dos últimos 10 anos, de acordo com levantamento do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp.
 

Os dados consideram a média de temperatura máxima no período. Vale destacar que Verão de 2023/2024 foi marcado por diversas ondas de calor com temperaturas elevadas por vários dias.

- Publicidade -

Apesar das altas temperaturas, esse foi o segundo Verão mais seco dos últimos 35 anos. A estação se despediu na madrugada desta quarta-feira (20), dando lugar ao Outono.   

Verão mais quente dos últimos 10 anos  

A temperatura média registrada em Campinas durante a estação foi de 25,9°C, sendo também o quarto Verão mais quente desde 1990. Veja o ranking das maiores temperaturas médias para a estação na cidade:  

  1. 2011: temperatura média de 26,6°C;  
  2. 2014: temperatura média de 26,5°C;  
  3. 2010: temperatura média de 26°C;  
  4. 2024: temperatura média de 25,9°C.

O boletim considera os dados da estação meteorológica do Cepagri no distrito de Barão Geraldo. Além disso, segundo o meteorologista Bruno Bainy, a definição meteorológica considera o Verão como o trimestre que compreende de dezembro de 2023 a fevereiro de 2024.   

A temperatura média de referência para a estação é de 25°C, considerando o período base de 1991 a 2020, e o acumulado de chuva é de 693,6 milímetros.   

Esse também foi o segundo Verão menos chuvoso em Campinas em 35 anos, com chuvas acumuladas de apenas 400 mm, correspondendo a somente 58% do valor de referência. A estação ficou atrás apenas do Verão de 2014, quando o acumulado foi de 251 mm.   

- Publicidade -

Como foi a estação em Campinas  

O Verão em Campinas foi atipicamente quente e seco, segundo o boletim do Cepagri. A ocorrência de chuvas foi mais intervalada em dezembro e janeiro, com acumulados predominantemente pequenos. Apesar de fevereiro ter tido chuvas mais frequentes, o padrão de volumes reduzidos continuou, assim como as chuvas mais isoladas.   

A estação teve a predominância de dias quentes, algumas vezes configurando ondas de calor, que acontecem quando temos uma temperatura acima da média por um período de mais de cinco dias. As quedas de temperatura que aconteceram também foram menos acentuadas.   

Apesar de não ter sido contemplado na análise do Cepagri, o balanço parcial de março vem mantendo as mesmas características de chuva e temperatura dos meses anteriores.  

Por que o Verão foi mais quente e seco?  

O Cepagri afirma que a principal explicação para as altas temperaturas é a influência do fenômeno El Niño, caracterizado pelo aquecimento anormal e persistente das águas do Oceano Pacífico Equatorial, e que altera temporariamente a circulação geral da atmosfera. Segundo o centro de pesquisas, isso causa perturbações (também temporárias) no clima em diferentes partes do globo.   

O fenômeno ocorre em ciclos irregulares de aproximadamente 2 a 7 anos e com duração típica de 9 a 18 meses. No Sudeste do Brasil, o seu principal impacto acontece nas temperaturas, que tanto no Inverno quanto no Verão tendem a ficar acima dos padrões climatológicos, o que de fato foi observado no último Verão em Campinas.   

Já para o pouco volume de chuvas, não há uma explicação tão definitiva, ainda segundo o Cepagri, uma vez que o El Niño, de acordo com estudos científicos, não influencia no regime de precipitação da região de forma sistemática.   

No entanto, o boletim aponta que a “Oscilação Madden-Julian”, que ocorre em períodos de até 6 a 8 semanas, parece ter influenciado em várias ocasiões no comportamento das chuvas. “Há determinadas fases dessa oscilação de dificultam a ocorrência de chuvas volumosas e generalizadas na região, o que pode ter resultado em períodos mais secos, inclusive em algumas ocasiões quando havia expectativa por chuvas”, afirma.

Como vai ser o clima no Outono?  

Os primeiros dias do Outono já vão ser marcados por uma “virada” no tempo, com o início de uma frente fria prevista para amanhã (21). Porém, por conta do fenômeno estar se formando, a quinta-feira ainda vai ser marcada por calor, mas podem ser esperados temporais generalizados até sexta (22).  

As temperaturas começam a cair a partir do final de semana, aponta a previsão de Climatempo. A queda será de até 10ºC.

Após um Verão quente e seco, os moradores de Campinas podem esperar uma queda geral nas temperaturas entre os meses de abril e junho, enquanto a ocorrência e volume de chuvas deve diminuir ainda mais, segundo análise do Cepagri. O Outono de 2024 termina no dia 21 de junho. 

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO TUDO EP
São José é o Santo protetor do que?
MPF quer responsabilizar Ustra, Fleury e mais 40 por atos na ditadura

- Publicidade -
Vitória Silva
Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -