- Publicidade -
CotidianoCombate à dengue: veja a lista dos bairros que vão receber novo mutirão

Combate à dengue: veja a lista dos bairros que vão receber novo mutirão

Próxima ação em Campinas vai acontecer a partir das 8h deste sábado (9), em regiões selecionadas por causa do número de casos confirmados ou suspeitos

- Publicidade -

A secretaria de Saúde definiu a nova lista com nove bairros para realizar o 6º mutirão de 2024 para prevenção e combate à dengue. A ação vai ter início às 8h deste sábado (9), acontecendo na mesma semana em que Campinas ultrapassou a marca de 12 mil casos da doença.

Hoje (5), mais cedo, o governo de São Paulo decretou estado de emergência para a dengue. A medida acontece após o Estado atingir 300 casos confirmados da doença para cada grupo de 100 mil habitantes nos últimos dias (leia mais aqui).

Veja quais são os bairros que vão receber 6º mutirão de combate à dengue de2024:

  • Núcleo Residencial Gênesis
  • Núcleo Residencial Getúlio Vargas
  • Núcleo Residencial Parque Dom Bosco
  • Parque São Quirino
  • Jardim Santana
  • Vila Nogueira
  • Cafézinho
  • Jardim Nilópolis
  • Capadócia


As regiões foram selecionadas por causa do número de casos confirmados ou suspeitos de dengue nos últimos 14 dias. O objetivo é percorrer imóveis dos bairros, mobilizando a população para cuidados contra a doença.

6º mutirão de combate à dengue

O ponto de encontro das equipes para o 6º mutirão será o CEI (Centro de Educação Infantil) Recanto da Alegria. Ele fica na Rua Joaquim Gomes Ferreira, 12, no Jardim Nilópolis.

O mutirão deste sábado deve reunir pelo menos 100 agentes da Saúde, incluindo os trabalhadores da empresa terceirizada Impacto Controle de Pragas, que atuam nas visitas aos imóveis para orientação e eliminação de criadouros. Eles usam uniforme formado por camiseta branca, com logo da empresa, e calça na cor cinza.

Em caso de dúvidas sobre a identificação dos agentes, a população pode pedir informações pelo telefone 199, da Defesa Civil.

Diante da epidemia de dengue em Campinas, a Saúde reforça o apelo para que a população colabore nos trabalhos. A média de pendência verificada nas ações deste ano está em 51,7%, ou seja, metade dos imóveis fica inacessível por estar fechado, desocupado ou impedimento do morador.

Uso de drones e chaveiros continua

A Administração vai repetir a estratégia de usar drones para localizar grandes criadouros do mosquito Aedes aegypti, como piscinas e caixas d’água, em imóveis identificados como desocupados ou em situação de abandono. Com isso, chaveiros podem ser acionados e esta medida está respaldada em decisão judicial de 2020, proferida nos autos do processo judicial n.º 1005810-97.2014.8.26.0114, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Campinas.

O mutirão será multisetorial e conta com apoio de profissionais das secretarias de Serviços Públicos, Habitação, Educação, Assistência Social e Trabalho e Renda, além da Guarda, Defesa Civil, Sanasa e Emdec.

O que já foi feito e próximos mutirões

Neste ano, agentes de Saúde já visitaram 24,5 mil imóveis em cinco mutirões e ações de visitas às residências, que antecederam estes trabalhos específicos para orientar a população e eliminar criadouros do mosquito transmissor da doença.

Os mutirões começaram em 6 de janeiro, nas regiões com mais casos suspeitos e confirmados, e a programação com esta frequência está mantida pelo menos até o início de abril. As próximas datas previstas são:

  • 23 de março
  • 6 de abril


Segundo a Prefeitura, os locais dos mutirões serão definidos mais próximos de cada agenda, conforme situação epidemiológica verificada pela Saúde. Estatísticas do Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde) mostram que 80% dos criadouros estão nas residências.

- Publicidade -
Dengue em Campinas

De 1º de janeiro até esta segunda-feira (4), Campinas teve 12.487 casos confirmados de dengue e uma morte. Além disso, foram registrados dois casos importados de chikungunya.

O mosquito Aedes aegypti é vetor das duas doenças e, por isso, a melhor forma de prevenção é eliminar qualquer acúmulo de água que possa servir de criadouro, principalmente em latas, pneus, pratos de plantas, lajes e calhas. É importante, ainda, vedar a caixa d’água e manter fechados os vasos sanitários inutilizados.

Preocupação

Na primeira semana de fevereiro, a Saúde recebeu a confirmação dos primeiros casos de dengue na cidade causados pelos sorotipos 2 e 3 do vírus, que não circulavam desde 2021 e 2009, respectivamente. As amostras de sangue dos pacientes foram analisadas pelo Instituto Adolfo Lutz e antes disso a metrópole só havia registrado sorotipo 1.

A circulação simultânea dos sorotipos 1, 2 e 3 do vírus da dengue ocorre pela primeira vez em Campinas. Os grupos mais vulneráveis para os sorotipos 3 e 4 são crianças, adolescentes e adultos que não tiveram contato com a doença e com estes sorotipos. Há risco maior de dengue grave quando uma pessoa é infectada por tipo diferente ao anterior.

Por enquanto, não houve identificação do sorotipo 4 do vírus da dengue em Campinas. Ele não é registrado na cidade desde 2014, mas já causou infecções em outros municípios.

O que fazer em caso de suspeita de dengue?

Diante da explosão de casos de dengue em Campinas, a Prefeitura orienta que a pessoa que tiver febre deve procurar um centro de saúde imediatamente para diagnóstico clínico sobre a causa do sintoma. Portanto, a Saúde faz um apelo para que a população não banalize os sintomas e também não realize automedicação, o que pode comprometer a avaliação médica, tratamento e recuperação.

Já quem estiver com suspeita de dengue ou doença confirmada e apresentar sinais de tontura, dor abdominal muito forte, vômitos repetidos, suor frio ou sangramentos deve buscar o quanto antes por auxílio em pronto-socorro ou em UPA (Unidade de Pronto Atendimento).

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO TUDO EP

Dengue: saiba tudo sobre a doença
IR 2024: Quando começa a declaração?

- Publicidade -
Vitória Silva
Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -