- Publicidade -
CotidianoCorpus Christi tem missa, procissão e tapete enfeitado em Campinas; veja programação

Corpus Christi tem missa, procissão e tapete enfeitado em Campinas; veja programação

Principal solenidade de Corpus Christi em Campinas acontece na Catedral Metropolitana às 9h30 com procissão e missa celebrada pelo arcebispo

- Publicidade -

Hoje (30), feriado de Corpus Christi, a Igreja Católica realiza uma série de celebrações em homenagem ao Corpo e Sangue de Cristo, que passa por tapetes enfeitados.

- Publicidade -

Em Campinas, a principal solenidade acontece na Catedral Metropolitana às 9h30 com procissão e missa celebrada pelo Arcebispo Metropolitano, Dom João Inácio Müller. Antes, entretanto, há missa às 7h30, e depois mais duas missas: uma às 11h30 e outra às 17h.

O tapete, enfeitado com areia colorida, pó de café, pó de serra, trigo e casca de ovo, foi montado na noite de ontem (29) pela equipe de acólitos (auxiliares do padre) e voluntários.

Já na Basílica Nossa Senhora do Carmo, o tapete de cerca de 40 metros começou a ser montado às 4h15 desta quinta-feira, reunindo cerca de 200 fiéis.

- Publicidade -

Eu acho a coisa mais linda, e cada ano fica mais lindo”, afirmou a aposentada Claunice de Oliveira, de 70 anos, que teve pneumonia recentemente e que não pôde participar da montagem, mas que pretende ir à missa das 17h, seguida da procissão.

A aposentada Claunice de Oliveira

Felipe Fazolin tem 21 anos, é secretário da Basílica, e conta o que a festa representa para a comunidade local. “É o momento que todo mundo se reúne pra montar um tapete pra Jesus passar. Isso revive a nossa fé todos os dias, nos reunindo em torno do altar da Eucaristia”.

O secretário da Basílica, Felipe Fazolin

A Arquidiocese de Campinas informa que cada uma das paróquias que a compõem têm a liberdade de montar ou não tapetes de Corpus Christi. Portanto, que a decisão cabe aos párocos locais. Confira aqui a sua paróquia.

Mas, o que é a festa de Corpus Christi?

É uma solenidade que celebra o corpo e sangue de Cristo transubstanciado na hóstia (na eucaristia). Por isso, uma hóstia é levada em procissões por tapetes enfeitados, ornados especialmente para que Senhor possa passar.

Ocorre todos os anos 60 dias após a Páscoa, sempre na primeira quinta-feira depois da Festa da Santíssima Trindade (Deus Pai, Jesus Filho e o Espírito Santo).

Remonta ao século XIII, com uma experiência da irmã agostiniana Juliana de Mont Cornillon, em Liège, na Bélgica, que, segundo a Igreja, teve uma intuição divina de que Jesus deveria passar pelas ruas para que todos voltassem o olhar para Ele.

De acordo com o padre Tarcísio Pereira Machado, Vigário Episcopal para a Vida Religiosa Consagrada, “é um convite também à conversão, a voltar o nosso olhar, o nosso sentimento para Jesus e tomar esse caminho. Por isso, essa tradição foi trazida ao Brasil pelos portugueses, para enfeitar a rua da forma mais bela possível, porque ali vai passar aquele que é o Senhor e o autor da vida”.

A festa de Corpus Christi foi oficialmente instituída pelo papa Urbano IV (1195 – 1264) com a publicação da bula Transiturus em 8 de setembro de 1264.

Além da intuição da freira agostiniana, que alegava ter tido visões de Cristo demonstrando desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque, contribuiu para a instituição da festa o Milagre de Bolsena, que ocorreu na cidade de Ouro Vietto, na Itália, na província da Húmbria.

Um sacerdote, chamado Pedro de Praga, celebrando a eucaristia, mas duvidando que que Cristo estivesse ali presente, teve o corporal (pano onde a hóstia é colocada no altar) manchado de sangue, e, a partir da análise minuciosa da Igreja, o papa Urbano IV determinou que a festa dos tapetes fosse instituída.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Com 6,3ºC, Cordeirópolis registra menor temperatura da região de Piracicaba; veja mínimas para o feriado

DIG recupera carga de eletrônicos da LG avaliada em R$ 1 mi

- Publicidade -
Raquel Valli
Raquel Valli
Formada em jornalismo pela PUC-Campinas em 1999, tem experiência como repórter, redatora, editora-assistente, produtora, informante e assessora de imprensa. Trabalhou para EPTV, CBN, Correio Popular, Oficina do Estudante e Prefeitura de Campinas. Foi homenageada pela Câmara Municipal com o Diploma de Mérito Jornalístico “Bráulio Mendes Nogueira “pelos relevantes serviços prestados à cidade”. É coach pela SBC e apaixonada por animais. Atualmente, é repórter no a cidade on Campinas.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -