- Publicidade -
CotidianoDefesa Civil alerta para chuva forte com risco de alagamentos em Campinas e região

Defesa Civil alerta para chuva forte com risco de alagamentos em Campinas e região

De acordo com o órgão, há previsão para acumulados estimados em 80 milímetros para a região de Campinas, Sorocaba, Bauru e Araraquara

- Publicidade -

 

Previsão é de chuva forte e recorrente na região (Foto: Denny Cesare/Código19)
Previsão é de chuva forte e recorrente na região (Foto: Denny Cesare/Código19)

A Defesa Civil do Estado emitiu nesta terça-feira (6) um alerta de chuvas intensas com risco de transtornos, incluindo alagamentos na região de Campinas. Segundo o aviso de risco meteorológico, nesta quarta-feira haverá “condições para chuvas intensas e contínuas acompanhadas por descargas elétricas, fortes rajadas de vento e acumulados elevados”.

De acordo com o órgão, há previsão para acumulados moderados, estimados em 80 milímetros, para a região de Campinas, Sorocaba, Bauru e Araraquara.

 “Como o solo já se encontra encharcado e há previsão para acumulados moderados, ressalta-se a importância de atenção especial às áreas mais vulneráveis, pois haverá risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios, ventos e granizo”, informou o alerta da Defesa Civil.

TRANSTORNOS 

A chuva forte que atingiu Campinas na tarde de ontem causou alagamentos no Centro e muitos transtornos para moradores da região do Jardim São Marcos. Pelo menos sete famílias tiveram casas alagadas após transbordamento no Ribeirão Quilombro. Em entrevista, os moradores relatam grandes perdas. 

“Alagou tudo, perdemos móveis, perdemos mantimento, perdemos roupa, perdemos colchão, perdemos tudo, infelizmente. E não é a primeira vez, é todo ano”, desabafou a diarista Ivete da Silva em entrevista à EPTV Campinas.  

A tempestade também ocorreu durante a partida do jogo do Brasil na Copa do Mundo. Na Rua Barão de Jaguara, no Centro, o grande volume de chuva fez a água encobrir rodas de carros estacionados na via.  O maior volume de precipitação, segundo a Defesa Civil, foi registrado no Centro, com total de 41 milímetros.

 

- Publicidade -

LEIA TAMBÉM

Motoristas paralisam ônibus e causam transtornos para passageiros durante chuva em Campinas

Veja locais onde estão instalados os 9 novos radares já em operação em Campinas

 

PREVISÃO 

Segundo o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, o tempo segue instável até amanhã, com potencial elevado para temporais severos, incluindo rajadas de vento, muitas descargas elétricas, chuva localmente forte e volumosa, e não se descarta ocorrência de granizo – especialmente amanhã.

“Esse quadro meteorológico demanda atenção redobrada com relação a impactos como alagamentos, enxurradas, transbordamento de córregos, queda de árvores/galhos e  outros riscos associados à chuva forte e granizo”, treforçou o Cepagri, também recomendando especial no trânsito.

“Além de pista molhada e do acúmulo de água, a redução de visibilidade apresentam maiores riscos de acidentes”.

ATÉ QUANDO VAI A CHUVA?

Amanhã as temperaturas ficam entre 20ºC e 28ºC e a partir de quinta-feira o tempo deve voltar a firmar na região, com chances de chuva praticamente nulas até o sábado.

“A condição esperada de predomínio de sol também proporciona maior amplitude térmica e acentuada elevação nas temperaturas no curso do dia, que devem ficar entre 17ºC e 30ºC, e no final de semana as máximas devem superar os 32ºC. As chuvas devem voltar à região entre o domingo e a segunda-feira”, indicou o Cepagri.

 

 

LEIA MAIS

Última partida das quartas de final será definida hoje

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -