- Publicidade -
CotidianoDengue: Campinas confirma mais 5 mortes; grávida de 30 anos e adolescente de 17 estão entre as vítimas

Dengue: Campinas confirma mais 5 mortes; grávida de 30 anos e adolescente de 17 estão entre as vítimas

Campinas confirmou na tarde desta quinta-feira (6) a morte de mais cinco pessoas por dengue na cidade

- Publicidade -

Campinas confirmou na tarde desta quinta-feira (6) a morte de mais cinco pessoas por dengue na cidade. Com os novos registros o município chegou ao total de 35 mortes pela doença no ano. Entre as vítimas estão uma grávida de 30 anos e um adolescente de 17 anos.

Campinas já quebrou a marca histórica de mortes por dengue na cidade. Até então, o maior número tinha sido em 2015, com 22 óbitos. No boletim anterior divulgado em 23 de maio havia sido anunciado sete mortes.


As novas mortes divulgadas por dengue pela secretaria de Saúde ocorreram entre os dias 11 de abril e 9 de maio. A pasta da lamentou as mortes e se solidarizou com as famílias.

Veja o perfil das vítimas

  • Sexo feminino, 30 anos, sem comorbidade. Atendida na rede pública, era gestante e moradora da área de abrangência do CS DIC I. Ela teve início dos sintomas em 16 de abril e o óbito ocorreu em 23 do mesmo mês.
  • Sexo masculino, 62 anos, sem comorbidade. Atendido na rede pública e morador da área de abrangência do CS Tancredo Neves. Ele teve início dos sintomas em 21 de abril e o óbito ocorreu em 24 do mesmo mês.
  • Sexo masculino, 17 anos, com comorbidades. Atendido na rede pública e morador da área de abrangência do CS Lisa. Ele teve início dos sintomas em 6 de abril e o óbito ocorreu em 11 do mesmo mês.
  • Sexo feminino, 79 anos, com comorbidades. Atendida na rede privada e moradora da área de abrangência do CS Paranapanema. Ela teve início dos sintomas em 4 de maio e o óbito ocorreu em 9 do mesmo mês.
  • Sexo masculino, 91 anos, com comorbidades. Atendido na rede privada e morador da área de abrangência do CS Barão Geraldo. Ele teve início dos sintomas em 15 de abril e o óbito ocorreu em 24 do mesmo mês.

Casos de dengue em Campinas


Neste ano foram confirmados 104.450 casos de dengue em Campinas. Segundo a Saúde, a morte da grávida foi o primeiro óbito de gestante por dengue no ano. Em relação ao total de casos confirmados, este grupo representa 0,8% do total de pessoas diagnosticadas com dengue.


A pasta chama a atenção que os casos de morte pela doença depende de fatores como procura precoce por atendimento, manejo clínico adequado e fatores individuais do paciente, como doenças preexistentes.

“Vale destacar que as gestantes e puérperas, especialmente até 14 dias pós-parto, são mais suscetíveis às complicações e evolução para as formas mais graves da dengue. A prevenção com uso de repelentes, diagnóstico oportuno e a vigilância clínica diária da gestante com suspeita ou confirmação de dengue se mostram como estratégias fundamentais para evitar complicações da doença nesse grupo da população”, explicou o médico ginecologista e obstetra do Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde) André Pampanini Melo.

A Saúde informou que as gestantes podem ter acesso aos repelentes contra mosquitos que estão disponíveis nas farmácias de todos os 68 centros de saúde da cidade. Para fazer a retirada basta apresentar o cartão pré-natal.


Os endereços e horários de funcionamento das unidades estão aqui!

Situação atual da dengue em Campinas

A secretaria de Saúde informou mais uma ver que a melhor forma de prevenção contra a dengue é eliminar qualquer acúmulo de água que possa servir de criadouro, principalmente em latas, pneus, pratos de plantas, lajes e calhas. É importante, ainda, vedar a caixa d’água e manter fechados vasos sanitários inutilizados.

- Publicidade -

“Os dados parciais do Painel de Monitoramento de Arboviroses indicam que a curva de transmissão começou a cair a partir de 5 de maio. Esperamos que, com a queda acentuada das temperaturas desde a semana passada, os casos diminuam ainda mais. Por outro lado, é preciso alertar que as medidas de prevenção à dengue devem ser contínuas e realizadas o ano todo”, destacou o coordenador do Programa de Arboviroses, Fausto de Almeida Marinho Neto.

O pico de transmissão da epidemia de dengue ocorreu no período entre 7 e 13 de abril.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Horário de circulação de linha de ônibus de Piracicaba é ampliado

Ação da polícia com cão farejador apreende meia tonelada de maconha do Paraguai

- Publicidade -
Luciana Félix
Luciana Félixhttps://www.acidadeon.com/campinas/
Supervisora de conteúdo digital do acidade on e do Tudo EP. Entrou no Grupo EP em 2017 como repórter do acidade on Campinas, onde também foi editora da praça. Antes atuou como repórter e editora do jornal Correio Popular e do site do Grupo RAC. Também atuou como repórter da Revista Veja, em São Paulo.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -