Depois de um sábado (9) marcado por um temporal, o domingo (10) amanheceu nublado em Campinas. A previsão continua sendo de chuva, com possibilidade de tempestades, de acordo com o boletim do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp.
As condições mais favoráveis para chuvas volumosas acontecem ao final da tarde ou início da noite. A temperatura máxima prevista para hoje é de 31°C, com mínima de 20°C.
Risco de tempestades na região
Moradores da região de Campinas precisam ter atenção para risco elevado de “transtornos hidrometeorológicos” que, segundo o Cepagri, são alagamentos, enxurradas e transbordamento de córregos.
“Além de uma maior disponibilidade de umidade para formação continuada de nuvens, o padrão de escoamento dos ventos em diferentes altitudes é mais favorável ao desenvolvimento de tempestades de maior duração e abrangência espacial”, aponta o centro de pesquisas.
A região de Campinas ainda está com o alerta amarelo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), que indica perigo potencial, com possibilidade de chuvas intensas.
Como identificar o início de uma tempestade?
Uma vez que qualquer tempestade que se desenvolver na região nesses dias poderá ocasionar riscos e transtornos à população, são recomendadas ações para evitar ou minimizar a exposição a esses riscos.
O Cepagri explica que a forma mais simples e objetiva de identificar uma tempestade nas proximidades é através das trovoadas, que evidenciam tempestades nas imediações, e que podem servir como um sinal de alerta para redobrar a atenção e os cuidados.
Recursos como aplicativos ou sites na internet, que mostram imagens de radar e detecção de descargas elétricas também são ferramentas úteis, bem como o sistema de alertas da Defesa Civil estadual, por SMS ou WhatsApp (veja como se cadastrar aqui). Na eventual necessidade de socorro, acione os telefones 193 (Bombeiros) ou 199 (Defesa Civil).
E a chuva de sábado?
A Defesa Civil registrou seis ocorrências relacionadas com as chuvas da tarde deste sábado (9) em Campinas. O maior volume de chuva foi registrado no Jardim Satélite Iris, com 15,93 mm, e o maior volume acumulado neste sábado foi de 29 mm no Ribeirão das Cabras.
Houve alagamento em três imóveis: um no Jardim Campo Belo, um no Jardim Bom Retiro e outro no Jardim Carlos Lourenço. Ainda ocorreu queda de muro no Loteamento Arboreto dos Jequitibás, risco de queda de muro na Vila Joaquim Inácio e queda de galhos de uma árvore na Chácara Primavera.
A Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) registrou alagamento na região do Kartódromo, no Taquaral, e três carros que estavam estacionados boiaram.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO TUDO EP
Olimpíadas 2024: Brasil terá mais atletas mulheres que homens pela primeira vez
Conheça o YouTube Create, o app do Google para editar vídeos