Os técnicos de enfermagem dos hospitais Mário Gatti, Ouro Verde e das UPAs decidiram encerrar na tarde desta sexta-feira (20) a paralisação iniciada na última terça (17), em Campinas. O movimento reivindicava a adesão ao Piso Nacional da Enfermagem.
Segundo o Sinsaúde de Campinas e região, sindicato que representa os enfermeiros, a paralisação aconteceu porque o prazo para hospitais, clínicas e laboratórios começarem a cumprir o piso venceu em 6 de outubro e não havia sido respeitado na cidade.
Porém, na manhã de hoje, a Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar depositou R$ 1,46 milhão na conta das empresas que prestam serviços nas unidades de pronto atendimento e nos dois hospitais municipais. O valor, segundo a Prefeitura, corresponde à complementação salarial de maio a setembro, período em que o serviço foi efetivamente executado.
Segundo a Prefeitura, o recurso é oriundo do Fundo Nacional de Saúde (FNS), responsável por garantir aos entes públicos e entidades privadas que atendem até 60% SUS, o pagamento integral do piso nacional da enfermagem.
Em nota o Sinsaúde informou que decidiu finalizar a greve após a efetivação do pagamento.
Na quarta-feira (18) uma decisão liminar determinou que os enfermeiros em greve em Campinas mantivessem 70% do efetivo em todas as unidades da Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar. A categoria iniciou na terça-feira (17) a paralisação e reivindica o recebimento do Piso Nacional da Enfermagem. O movimento causou demora no pronto atendimento e prontos-socorros, mas não afetou consultas e exames agendados.
Assinada pelo desembargador e vice-presidente judicial do TRT-15 (Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região), João Alberto Alves Machado, a determinação definiu multa diária de R$ 1 mil por cada trabalhador que descumprir a ordem, a ser paga pelo sindicato. A liminar atende pedido ajuizado pela rede contra o Sinsaúde de Campinas, que representa os trabalhadores. Procurada, a entidade alegou que entrará com mandado de segurança contra a decisãoe que é a greve é direito dos trabalhadores.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: bit.ly/3krPaDY
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294