Voltado aos alunos do ensino público estadual, o Provão Paulista vai oferecer 325 vagas no Vestibular 2024 da Unicamp. A mudança foi anunciada pela Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp), que abriu nesta semana as inscrições para o processo seletivo. O prazo para os estudantes interessados se encerra no final de agosto (confira todos os detalhes abaixo).
O Provão Paulista será aplicado para alunos de todas as séries do Ensino Médio estadual anualmente. Segundo o governo de São Paulo, a ideia é que a medida incentive os estudantes a manter a frequência nas aulas. As avaliações serão feitas pela Fundação Vunesp, mas a comissão e a Fuvest, que organiza o vestibular da USP (Universidade de São Paulo), também devem fazer sugestões.
Com isso, a partir de 2024, a nota da modalidade de ingresso passa a ser acumulada nas provas do 2º e 3º ano do Ensino Médio. Depois, em 2025, será considerado o acúmulo das avaliações nas três séries do Ensino Médio.
Outras Modalidades
O Vestibular 2024 da Unicamp vai oferecer 314 vagas pela modalidade Enem-Unicamp, 130 vagas para o Vestibular Indígena, 130 olímpicas e 120 do Profis (Programa de Formação Interdisciplinar Superior), curso da Unicamp voltado aos estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas de Campinas.
Para este ano, a Comvest decidiu manter a escolha pela inscrição antecipada para candidatos de escola pública na modalidade Enem-Unicamp. Com a medida, alunos que optaram pelo Paais (Programa de Ação Afirmativa para Inclusão Social) e/ou pelas cotas étnico-raciais já estarão automaticamente inscritos gratuitamente na modalidade Enem-Unicamp. Confira as vagas:
Vestibular tradicional – 2.540
Via Enem – 314
Provão Paulista – 325
Vestibular Indígena – 130
Vagas olímpicas – 120
LEIA TAMBÉM
Confira critérios para que Campinas construa Parque Ferroviário no Centro
Campinas confirma mais duas mortes por maculosa; uma era soldado do Exército
Mais Detalhes
A Universidade Estadual de Campinas anunciou a abertura das inscrições e as mudanças no Vestibular 2024. É possível fazer até duas opções de cursos da mesma área e a taxa de R$ 192 pode ser paga até o dia 8 de setembro.
Do total de 3.340 vagas nos cursos de graduação da Unicamp para ingresso no próximo ano, o vestibular oferece 2.540 vagas distribuídas em 69 cursos.
O que mudou?
Entre as novidades, estão alterações na 1ª fase, que terá quatro questões de Ciências Humanas a mais e três perguntas de Ciências da Natureza a menos. Além disso, um local de prova foi alterado em relação à última edição, já que a prova agora será realizada em Americana e não em Santa Bárbara d’Oeste.
O número total de questões, tanto na primeira como na segunda fase, não será alterado. Com isso, os candidatos responderão 72 questões de múltipla escolha na primeira etapa, e um total de 30 questões e uma Redação na segunda fase (CLIQUE AQUI NESTE LINK E VEJA AS INFORMAÇÕES).
LEIA MAIS
Marta se despediu de Copas do Mundo?