Os sete moradores de Campinas escolhidos como voluntários através de um chamamento público vão começar a atuar nesta semana na Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar. O grupo foi integrado ao Programa de Voluntariado e terá a missão de ampliar o número de doadores de sangue para manter os estoques e atender as necessidades da Saúde (leia mais abaixo).
De acordo com o município, os voluntários vão trabalhar dentro dos hospitais Mário Gatti e Ouro Verde em contato com famílias de pacientes internados. O intuito é incentivar os acompanhantes e visitantes a irem aos postos de coleta existentes nas unidades. Para isso, eles passaram por um treinamento sobre os protocolos exigidos e aprenderam a como realizar a abordagem corretamente.
LEIA TAMBÉM
Chuva em Campinas destrói cobertura de estrutura provisória do Mercadão e afeta hospitais
Concurso público de Campinas aplica provas para 21 mil candidatos neste domingo; veja orientações
Um das voluntárias é a assistente social, Rita Maria de Camargo Faro Diniz, que conta que desejava fazer alguma ação voluntária desde que se aposentou no Hospital Mário Gatti e por isso optou pelo projeto de captação de doadores.
“Eu vi no dia a dia a importância do sangue para salvar vidas e a necessidade de termos estoques suficientes para não precisar adiar cirurgias. Também tive uma pessoa da família que passou por momento de dificuldade e utilizou muitas bolsas de sangue”, afirmou ela, citando um dos focos do trabalho do grupo.
Os voluntários foram selecionados em chamamento feito pelo Hemocentro da Unicamp e Rede Mário Gatti e servem para aumentar os estoques de sangue.
LEIA MAIS