- Publicidade -
CotidianoEntenda o bloqueio contra meningite bacteriana feito em creche municipal

Entenda o bloqueio contra meningite bacteriana feito em creche municipal

O bloqueio é feito com antibióticos em pessoas que tiveram contato prolongado com a criança infectada

- Publicidade -


A secretaria de Saúde de Campinas iniciou ontem (22) um bloqueio contra meningite bacteriana em uma creche municipal na cidade. A medida foi tomada após a confirmação da doença, em uma menina de 2 anos, matriculada no local. Ela passa bem e não corre risco de morte.

- Publicidade -

 
Como é feito o bloqueio?

O bloqueio é feito com antibióticos em pessoas que tiveram contato prolongado com a criança infectada. Essa seleção é feita pelas equipes técnicas do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), que faz uma avaliação minuciosa de quem deve receber o medicamento.

 
Quem será medicado no bloqueio?

Serão medicados alunos, professores e crianças que iam para a creche no mesmo transporte escolar e tinham contato próximo com a menina infectada. Na quinta-feira (21) foram bloqueados os pais, o irmão de 11 meses da menina e a babá.

As equipes do Devisa estão orientando os pais de alunos e funcionários da creche.

LEIA TAMBÉM
Primavera chega com floração de árvores, calor e ‘visita’ de macacos bugios na região

Moradores do Oziel, Monte Cristo e Gleba B são homenageados em exposição de fotos

O que é a meningite meningocócica?

A meningite meningocócica é uma infecção bacteriana grave, que pode se espalhar de pessoa para pessoa por meio de tosse ou espirros ou pelo contato próximo e prolongado com alguém infectado.

- Publicidade -


Toda as pessoas que tiveram contato com a criança precisam do bloqueio?

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Daiane Morato, nem todas as pessoas que tiveram contato com a pessoa infectada precisam receber a medicação.


Campinas teve outros casos?

Neste ano, Campinas confirmou quatro casos de meningite bacteriana. Ninguém morreu. Em 2022 foi confirmado um caso da doença. A vítima morreu.

 
Quais são os sintomas da meningite?

Os principais sintomas são cansaço, febre alta, forte dor de cabeça, rigidez na nuca, náuseas, vômitos, abatimento geral, entre outros. Em crianças menores de 1 ano, é preciso observar inchaço da moleira e choro persistente.

Diante de alguma suspeita de meningite, é preciso procurar atendimento médico imediatamente.

A meningite provoca inflamação no cérebro e na medula espinhal. A doença pode ser causada tanto por vírus como bactérias, que atacam as membranas que envolvem e protegem o sistema nervoso. É transmitida por meio de tosse, espirros e contato próximo entre as pessoas.

- Publicidade -
Luciana Félix
Luciana Félix
Supervisora de conteúdo do ACidade ON e do Tudo EP. Entrou no Grupo EP em 2017 como repórter do ACidade ON Campinas, onde também foi editora da praça. Antes atuou como repórter e editora do jornal Correio Popular e do site do Grupo RAC. Também atuou como repórter da Revista Veja, em São Paulo.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -