A Polícia Civil prendeu nesta segunda-feira (1º), em Praia Grande, na Baixada Santista, um homem que extorquia comerciantes em Indaiatuba. O auxiliar de escritório, Márcio Ricardo Pereira, integrava o grupo que foi alvo de uma operação no dia 26 de março e não foi localizado na ocasião (leia abaixo).
Pereira deve passar por audiência nesta terça (2) para definir para qual prisão será encaminhado. Além dele, outras 13 pessoas foram alvos da Operação Chicago, feita em conjunto pela Corregedoria da polícia e o Gaeco (Grupo de Combate ao Crime Organizado) do MP (Ministério Público).
Grupo extorquia comerciantes com flagrantes falsos
A apuração dos promotores aponta que a quadrilha era liderada pelo delegado titular do 1º DP (Distrito Policial) de Indaiatuba, José Clésio Silva de Oliveira Filho, e contava com a participação de escrivães e investigadores, além de advogados e funcionários da Prefeitura. Um deles tentou fugir (veja aqui).
O esquema funcionava através de investigações forjadas para extorquir até R$ 3 milhões de empresários. De acordo com o Gaeco, inclusive, dentro da delegacia de Indaiatuba havia uma sala de extorsão para tirar proveito das situações. A estrutura da polícia era usada em benefício da quadrilha.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Piracicaba abre inscrições para curso gratuito de fabricação de salgados
Greve dos servidores em Limeira chega ao fim; veja quais foram os reajustes