A cidade de Campinas recebeu um novo alerta da Defesa Civil Estadual para pancadas de chuva, raios, rajadas de vento e possível granizo. A previsão indica acumulado de até 150 milímetros de chuva até o próximo domingo (21), acompanhado de ventos com velocidades de até 70 Km/h. O alerta abrange riscos como alagamentos, cortes de energia elétrica, desabamentos e quedas de árvores.
O alerta se estende para outras regiões do estado, incluindo Baixada Santista, Litoral Norte, Vale do Paraíba e Grande São Paulo. O pico das chuvas é esperado para o domingo, com a possibilidade de impactos significativos. Nas áreas de Sorocaba, Vale do Ribeira e Itapeva, as chuvas podem atingir até 130 mm. Já em Bauru, Araraquara, Presidente Prudente e Marília, a previsão é de até 70 mm. Outras regiões como Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos, Franca e Ribeirão Preto podem registrar acumulados de 60 mm.
Os meteorologistas apontam a chegada de uma frente fria vinda do Litoral como o principal motivo para as precipitações em todo o estado de São Paulo, acompanhadas de rajadas de vento e descargas elétricas.
Apesar da frente fria, o tempo em Campinas permanece abafado, com temperaturas entre 22°C e 28°C no sábado (20) e entre 20°C (mínima) e 26°C (máxima) no domingo (21).
A forte chuva que atingiu Campinas ontem fez a cidade registrar 1.752 mil raios e a média de 20 mm de chuva, segundo a Climatempo. Além disso, 12 árvores caíram, deixando inclusive uma área do distrito de Sousas sem luz devido à queda da fiação.
Em Campinas, especificamente, há 18 áreas com risco de afundamento de solo, deslizamentos e inundações – todas elas monitoradas pela Defesa Civil desde 2013.
No sábado
“A previsão é de céu parcialmente nublado a nublado com chuvas recorrentes, especialmente a partir do final da manhã, incluindo picos de intensidade por ocasião de temporais e períodos de chuvas fracas a moderadas”, disse o meteorologista Bruno Kabke Bainy do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp.
“Embora as tempestades que se desenvolverem possam ocasionar muitas descargas elétricas e rajadas de vento, o principal risco meteorológico identificado é o volume e a intensidade das chuvas, que poderão ocorrer até o domingo de forma persistente ou recorrente”, acrescenta.
No domingo
A tendência é de predomínio de céu nublado, com ocasionais períodos de sol entre nuvens. As chuvas mais volumosas e intensas são esperadas para a madrugada, mas podem ocorrer pancadas e eventuais temporais ao longo do dia, embora as chances sejam menores.
“Os modelos de previsão do tempo apresentam maior divergência no prognóstico do ambiente atmosférico para o domingo, gerando maior incerteza quanto à caracterização dos eventos de chuva a partir da tarde. Dessa forma, embora as probabilidades sejam menores, não se descarta a ocorrência de tempestades entre a tarde e a noite”, finaliza o especialista.
Ajuda
Devido ao alerta, a Defesa Civil reforçou o número 199 para que a população possa se informar sobre alagamentos, inundações e quedas de árvores. Por meio deste telefone, também é possível solicitar uma vistoria do órgão caso o imóvel tenha sido afetado pela chuva.
Já em caso de emergências, o contato deve ser feito pelo telefone 193 do Corpo de Bombeiros. Para solicitações de podas e extrações de árvores, o contato é pelo 156 da Prefeitura.
Prevenção
Para se prevenir, é possível se cadastrar para receber gratuitamente alertas de risco de tempestade ou de chuva forte iminente. Para isso, basta enviar um SMS para o número 40199, colocando o CEP da residência no assunto da mensagem.
São Paulo
Para a Capital, a previsão é semelhante a de Campinas. “A propagação de áreas de instabilidade associadas com a aproximação de uma frente fria provoca chuvas generalizadas com raios e rajadas de vento”, informa o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: https://bit.ly/2XrTytC
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294
LEIA TAMBÉM NO TUDO EP
Procurada pelo FBI, Patrícia Lélis deixa escapar localização em rede social
Rede social Kwai é investigada pelo MPF por suposto conteúdo falso