São Paulo deve registrar queda nas temperaturas com a chegada de uma frente fria formada na Argentina que está levando frio à Região Sul do Brasil. Nesta quinta-feira (11), a capital e o litoral paulista passam a registrar uma baixa nas temperaturas. Em Campinas, o quadro deve amenizar o calor.
Isso porque na noite de quinta, a frente chegará a altura do litoral sul, trazendo mais umidade e condições de chuva, é a entrada desse ar frio na retaguarda do sistema que irá provocar diminuição nas temperaturas.
De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo, a temperatura mínima prevista para a quinta é de 19º enquanto a máxima é de 26º, três graus abaixo da temperatura máxima esperada para esta quarta-feira, 29º.
Apesar da temperatura ainda elevada, a Defesa Civil de São Paulo espera pancadas generalizadas de chuva pelo Estado nesta quarta (10), que “podem vir com moderada a forte intensidade, acompanhadas por raios e eventuais rajadas de vento”.
Como será a frente fria na região de Campinas?
Na região de Campinas, a quinta deve ter sol entre nuvens, pequena chance de chuva isolada no fim da tarde e máxima de 30°C, conforme os serviços de meteorologia. A mínima deve ser de 20°C.
Depois disso, na sexta, o volume esperado de chuva deve aumentar por conta da frente que passa a predominar em todo o estado de São Paulo. Porém, é importante destacar que a frente fria deve trazer apenas um refresco, e não o frio. Em Campinas, até sexta, os termômetros se mantêm até 31°C.
Situação deve causar chuvas pelo Brasil?
Com o avanço da semana, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) espera, no sudeste e leste de São Paulo e Rio de Janeiro, pancadas de chuvas com volumes que podem ultrapassar os 60 mm, especialmente no final desta semana.
As previsões também apontam para chuvas fortes no Norte e Nordeste. Áreas do Amazonas, Pará, e Tocantins terão acumulados de chuva superiores a 80mm, volume que também é previsto no Nordeste, ao norte dos Estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, e no interior da Paraíba. Na parte leste desses Estados são previstos acumulados maiores que 60 mm.
No Nordeste, o interior da Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe não têm previsão de chuva. Assim como Roraima e o noroeste do Pará, na Região Norte.
No Centro-Oeste, o Inmet prevê chuvas na parte oeste da região, com volumes superiores a 40 mm. No centro-sul do Mato Grosso do Sul, o total de chuva poderá ultrapassar os 70 mm.
Por outro lado, nas demais áreas da região, são previstos menores volumes, em especial no leste de Goiás e Distrito Federal.
(Com informações de Rariane Costa/Agência Estado)
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Avenida é danificada horas depois de ser concretada em Piracicaba
Veja quem são os ladrões que atacaram banco e três carros-fortes