- Publicidade -
CotidianoFrente fria vai chegar ao Interior de SP? Fenômeno avança sobre o país

Frente fria vai chegar ao Interior de SP? Fenômeno avança sobre o país

Sistema começou a se formar ao longo desta terça-feira (9) e deve avançar pela região Sul nos próximos dias

- Publicidade -

A formação de uma nova frente fria vai provocar mudanças nas temperaturas em alguns estados do Brasil nesta semana. Segundo o Climatempo, o sistema começou a se formar ao longo desta terça-feira (9) e deve avançar pela região Sul nos próximos dias.  

Frente fria vai chegar ao Interior de SP? 

A frente fria chega à altura do Litoral Sul de São Paulo na noite de quinta-feira (11), trazendo mais umidade, e a condição de chuva aumenta no final desta semana. O serviço de meteorologia aponta que a entrada do ar frio na retaguarda do sistema também vai provocar diminuição nas temperaturas na capital e no Litoral paulista. 

Porém, a frente fria desta semana deve ser litorânea/marítima, ou seja, há baixa expectativa de entrada de ar frio no Interior de São Paulo, em regiões como a de Campinas, por exemplo, conforme apontou o meteorologista Bruno Bainy, do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp.  

“Provavelmente, teremos temperaturas mais amenas durante o dia por conta de maior nebulosidade e chuvas, não tanto por entrada de ar frio”, aponta.  

Qual é a diferença de uma onda de frio? 

Alguns serviços de meteorologia também apontam para uma onda de frio no início da próxima semana, causando quedas consideráveis de temperatura na Região Sul e nos estados do Mato Grosso do Sul, São Paulo e parte do Sul de Minas. 

Bainy explica que há uma diferença entre frente fria e onda de frio. Os dois fenômenos estão relacionados, já que a frente fria sempre vai trazer a entrada de uma massa de ar frio de origem polar. A diferença é que uma onda de frio seria um fenômeno com uma intensidade muito grande, como acontece ao contrário com as ondas de calor. 

“Seria necessário uma queda muito acentuada nas temperaturas e com alguma persistência de alguns dias para deixar essa temperatura muito baixa”, aponta.  

A frente fria é considerada uma transição entre uma massa de ar quente que está sobre uma região e uma massa de ar frio que está avançando.  

“Então, não é a frente fria em si que causa a queda nas temperaturas, ela marca a transição entre as massas de ar, indicando que tem um ar frio avançando sobre aquela região. O frio vem depois que a frente fria já passou”, diz o meteorologista. Já a intensidade do frio vai ter relação tanto com a intensidade de ar de origem polar associada quanto da própria trajetória dessa frente fria.  

- Publicidade -

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

IPTU de Limeira começa a vencer no dia 10; veja como acessar boletos

Clientes denunciam rede de lojas da região que fechou portas sem entregar produtos pagos

- Publicidade -
Vitória Silva
Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -