- Publicidade -
CotidianoInmet amplia alerta para chuvas intensas na região; veja até quando

Inmet amplia alerta para chuvas intensas na região; veja até quando

De acordo com o comunicado, são esperadas tempestades com ventos intensos e raios

- Publicidade -

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) ampliou o alerta de “perigo” para chuvas intensas na região de Campinas. Agora, o comunicado informa que as tempestades com ventos intensos estão previstas até quinta-feira (30). De acordo com o órgão, estão previstas chuvas volumosas de até 100 milímetros por dia e ventos de 100 km/h.

“Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”, diz o alerta.

Devido ao risco de acidente, o Inmet orienta que, em caso de rajadas de vento, evite se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Além disso, não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

- Publicidade -

Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Mais informações podem ser consultadas com a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Estado de atenção

Campinas entrou em estado de atenção na manhã desta quarta-feira (29) devido às tempestades e chuvas dos últimos três dias. A medida foi tomada pela Defesa Civil depois que a cidade ultrapassou o limite de 80 milímetros acumulados. Ao todo, choveu 103,1 milímetros na cidade até as 9h de hoje.

De acordo com o coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, o acúmulo de chuvas aumenta muito o risco de alagamentos, quedas de árvores, galhos, deslizamentos, desabamentos e quedas de muros. Nesta terça (28), o município registrou 27 ocorrências em diversos bairros. Ninguém ficou ferido, mas as equipes foram mobilizadas para verificar os casos.

“A saturação do solo pelo grande volume de água acumulada amplia os riscos de deslizamento de terras e desabamento de imóveis. Por isso podem também ser realizadas interdições preventivas em decorrência das vistorias preventivas das equipes da Defesa Civil”, detalha o comunicado divulgado pela Administração.

O Plano de Contingência trabalha com quatro níveis de alerta e cada um deles desencadeia uma ação específica por parte da Defesa Civil. Entenda abaixo:

- Publicidade -
  • Nível 1 – Estado de Observação: quando chove até 80 mm, e há um acompanhamento dos índices pluviométricos
  • Nível 2 – Estado de Atenção: quando o índice pluviométrico fica acima de 80,1 mm e são realizadas vistorias de campo em áreas de risco
  • Nível 3 – Estado de Alerta: com remoção preventiva da população das áreas de risco iminente indicadas pelas vistorias
  • Nível 4 – Estado de Alerta Máximo: deflagra a remoção de toda a população que mora em áreas de risco

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: bit.ly/3krPaDY

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294

LEIA TAMBÉM NO TUDO EP

TSE inicia teste público das urnas eletrônicas para eleições de 2024

Retrospectiva Spotify 2023: saiba como fazer a sua

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -