- Publicidade -
CotidianoInmet indica temporais de alto impacto até sexta-feira na região

Inmet indica temporais de alto impacto até sexta-feira na região

Aviso foi emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e confirmado pelo Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas)

- Publicidade -

Campinas está sob alerta de risco de tempestades, segundo aviso divulgado pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) hoje (21). O alerta é válido até às 3h de amanhã (22).

- Publicidade -

risco potencial de chuvas com volumes entre 30 a 100 milímetros por dia, além de ventos intensos com velocidade entre 60 e 100 km/h e risco de queda de granizo. Também existe risco de corte de energia elétrica, queda de árvores e alagamentos.

A tendência é confirmada pelo Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp, que prevê chances de temporais – de alto impacto – maiores do que nos últimos dias, sendo eles relacionados a chuvas intensas e volumosas, rajadas de vento e granizo.


Ainda de acordo com o Cepagri, há possibilidade de descargas elétricas, exigindo atenção redobrada para evitar exposição a riscos, relacionados ao volume e intensidade das chuvas, que poderão resultar em pontos de alagamento e enxurrada.

- Publicidade -

Mas, por quê?

O motivo é combinação de calor e umidade reforçado pela presença de um VCan (Vórtice Ciclônico de Altos Níveis), que ainda hoje intensifica o desenvolvimento de tempestades.

E nos próximos dias?

A tendência para quinta-feira (22) é de céu parcialmente nublado a nublado, e chuvas, principalmente na forma de temporais de alto impacto a partir da tarde.

Já os termômetros devem ficar entre 19°C e 30°C, segundo o Climatempo.

Para sexta-feira (23), de acordo com o Cepagri, a estimativa é de nebulosidade variável, com pancadas de chuva e, sobretudo, temporais a partir da tarde, que também podem resultar em chuvas localmente fortes, vendavais, grande incidência de descargas elétricas e granizo.

É que além do calor somado à umidade, um cavado (área de baixa pressão) em altitudes elevadas cruzará o estado de São Paulo, ajudando a formação de nuvens.

As máximas não devem ultrapassar os 31C°, e as mínimas, os 20°C – informa o Climatempo.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.


LEIA TAMBÉM NO TUDO EP

Instagram e Threads reduzirão alcance de conteúdo político

Os grandes golpes cibernéticos: conheça os 5 maiores da história

- Publicidade -
Raquel Valli
Raquel Valli
Formada em jornalismo pela PUC-Campinas em 1999, tem experiência como repórter, redatora, editora-assistente, produtora, informante e assessora de imprensa. Trabalhou para EPTV, CBN, Correio Popular, Oficina do Estudante e Prefeitura de Campinas. Foi homenageada pela Câmara Municipal com o Diploma de Mérito Jornalístico “Bráulio Mendes Nogueira “pelos relevantes serviços prestados à cidade”. É coach pela SBC e apaixonada por animais. Atualmente, é repórter no a cidade on Campinas.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -