Depois de sofrer influência de uma frente fria e de uma massa de ar frio, a região de Campinas terá temperaturas máximas elevadas neste sábado (16) e domingo (17), quando os termômetros podem marcar até 33ºC, segundo o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp. Em algumas áreas do estado, porém, podem ocorrer tempestades devido à presença vapor na atmosfera (leia abaixo).
De acordo com o Centro, não são esperadas chuvas ou ventos mais fortes durante o último final de semana do Inverno, que termina no próximo dia 23. Para o sábado, a expectativa é de predomínio de sol. O dia deve começar com áreas de neblina e temperaturas mais baixas. Contudo, as máximas podem chegar a 31ºC, devido ao afastamento da massa de ar frio.
LEIA TAMBÉM
Após um mês, Lagoa do Taquaral segue com água verde em Campinas
Polícia identifica homens que espancaram o ator Pedro Pauleey em rua de Campinas
“Áreas de neblina podem se formar em regiões de maior cobertura vegetal ou próximas a corpos d’água, que se dissiparão nas primeiras horas da manhã. O dia ainda amanhece com temperaturas relativamente baixas, com mínima em torno de 13ºC, mas no curso do dia as temperaturas sobem acentuadamente, devido tanto à condição de predomínio de sol quanto ao afastamento da massa de ar frio – a máxima está prevista em 31ºC”, afirma a previsão.
E o domingo?
A tendência para o domingo é de nebulosidade variável, com longos períodos de predomínio de sol entre manhã e tarde, e céu parcialmente nublado entre tarde e noite. Apesar da formação de nuvens, não há previsão de chuvas para Campinas. No domingo, as temperaturas ficam entre 19ºC e 33ºC.
“A baixa disponibilidade de umidade em diferentes camadas atmosféricas, no entanto, limitará o desenvolvimento dessas nuvens – dessa forma, não há expectativa para chuvas na região”, acrescenta o centro.
No resto do estado
Depois de amanhecer “com temperaturas relativamente baixas”, todos os setores paulistas terão longos períodos de predomínio de sol neste sábado. As temperaturas sobem bastante no decorrer, mas a faixa norte do estado deve ter períodos de céu parcialmente nublado durante a tarde. O panorama pode “culminar em pancadas rápidas e muito isoladas na faixa de divisa com o Triângulo Mineiro, principalmente na região de Franca“, explica ainda a previsão do Cepagri.
“Para o domingo, áreas de baixa pressão em superfície e ar superior, aliados de uma condição termodinâmica favorável e de um aumento no teor de vapor de água na atmosfera deverão proporcionar o desenvolvimento de tempestades no centro e no noroeste paulista, a partir do meio da tarde, podendo afetar também outras áreas do norte e oeste do estado”, pontua.
Essas tempestades, no entanto, devem apresentar caráter isolado e curta duração, mas podem resultar em chuva localmente intensa, fortes rajadas de vento e descargas elétricas. Por fim, “em “todo o território estadual, a nebulosidade varia bastante no decorrer do dia, com períodos de predomínio de sol e aumento de nebulosidade à tarde, mas para os setores sul e leste não há indicativos para chuva (devido à baixa disponibilidade de vapor de água)”.
LEIA MAIS
Justiça do Trabalho determina que Uber registre todos motoristas ativos