- Publicidade -
CotidianoLista mostra principais reclamações sobre pontos de ônibus em Campinas

Lista mostra principais reclamações sobre pontos de ônibus em Campinas

Número de queixas feitas pelos usuários do transporte público subiu e continua em alta; entenda onde e como reclamar

- Publicidade -

Com informações de Helen Sacconi/EPTV Campinas

A falta de sinalização, a proteção insuficiente, o mato alto e a sujeira nos pontos de ônibus estão entre as principais reclamações dos passageiros de Campinas. Os problemas incomodam a população durante o dia e também no período noturno em diversos bairros e foram relatados através dos canais da Prefeitura, que tiveram aumento entre 2021 e 2022 e seguem com os chamados em alta.

O presidente da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), Vinícius Riverete, admite as dificuldades e diz que a limpeza e os consertos são frequentes. “De 2021 para 2023, houve um aumento na manutenção nos abrigos de ônibus. Mas tenho convicção que há muitos ainda em razão do vandalismo. Nós estamos tentando resolver os problemas”, defende ele (leia mais abaixo).

Veja a lista com as principais reclamações:

Falta de abrigo

Falta de sinalização

Mato alto no entorno

- Publicidade -

Falta de limpeza

Falta de iluminação

Falta de bancos e cadeiras

Falta de informações sobre linhas

Pontos de ônibus de Campinas motivam reclamações dos passageiros (Foto: Reprodução/EPTV Campinas)

Em alta

Segundo a Administração, as críticas saíram de 169 no ano retrasado para 212 no ano passado, o equivalente a 25,44% de aumento. No período, o município recebia as queixas pelo telefone 156. Já neste ano, conforme os dados até agosto, 89 reclamações foram contabilizadas pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas, que passou a receber os chamados. Compare:

Através do telefone 156

2021: 169 reclamações

2022: 212 reclamações

Aumento de 25,44%

Através da Emdec

2023 (de janeiro a agosto): 89 reclamações

As reclamações nos bairros

No Jardim Campos Elíseos, vários pontos estão sem iluminação à noite. Um desses locais fica na altura do número 470 da Avenida Paulo Provenza Sobrinho, onde a escuridão preocupa quem precisa aguardar pelos coletivos. “A iluminação tá ruim aqui mesmo. Sempre foi assim”, diz o pintor Celso Silva.

No bairro Chácaras Cruzeiro do Sul, na Rua Francisco Sousa Silva, apenas um poste em metal indica que ali passam os ônibus. A parada, porém, não tem proteção e lugar para sentar e também não possui as indicações de linhas. “É uma marcação. O ponto de ônibus não existe. Às vezes a gente fica no tempo, porque não tem cobertura”, afirma um dos passageiros que mora no bairro.

No Jardim Maracanã, os novos pontos do sistema BRT já estão pichados e sujos, e até o totem com a indicação da estação foi afetado. Além disso, a placa e o banco de concreto foram arrancados. No Parque São Bento, Kelly Cristina pede mudanças rápidas. “Aqui na minha rua não tem cobertura nesse ponto e nem no outro. Moro aqui há 10 anos e nunca teve cobertura”, argumenta ela.

Pontos de ônibus de Campinas motivam reclamações dos passageiros (Foto: Reprodução/EPTV Campinas)

Na Vila Aeroporto, não há lixeira e muita sujeira pode ser vista no entorno do ponto de parada. Já perto do Cemitério da Saudade, na Avenida Engenheiro Francisco de Paula Souza, a luz não funciona e também há sinais de vandalismo.

Durante o dia, a principal reclamação envolve a falta de sinalização e de informação sobre as linhas que passam pelos locais. Isso acontece, por exemplo, no bairro Jardim Novo Planalto de Viracopos, onde uma estaca de madeira indica onde fica a parada na Rua Três. Não há banco e nem mesmo cobertura. “Não tem nada marcado. Ainda bem que tem uma árvore”, diz Lourdes Santos.

No Jardim Liliza, um ponto que será utilizado pelos ônibus do BRT e que nem sequer funciona já está pichado, sem lâmpadas e com parte do forro destruído.

O que diz a Emdec?

Questionado, o presidente da Emdec, Vinícius Riverete, promete instalar até o final deste ano 500 pontos de parada em locais com pouca estrutura. Segundo ele, são levados em conta os critérios de maiores números de passageiros e de linha. “Nos locais mais afastados do Centro, onde nunca teve ponto, instalamos 100 em 2021 e agora, entre 2022 e 2023, serão mais 500 abrigos”, explica ele.

Ciente da falta de pontos em cerca de 800 lugares de Campinas, Riverete detalha o desafio de suprir toda a demanda do município. “O orçamento da cidade é dinâmico. Então, não dá pra fazer tudo de uma vez. Nós fizemos um planejamento e no ano que vem vamos ter uma licitação com mais 500 abrigos. Vão faltar 300 e precisamos checar se é embarque, ou desembarque”, conclui.

No caso dos desembarques, conforme ele, sinalizações de ferro serão colocadas para indicar o local. Se for embarque, os abrigos serão instalados pela cidade.

Como reclamar?

As queixas sobre o transporte público municipal pode ser feito pelo Fale Conosco da Emdec, que pode ser acessado neste link. Através do formulário eletrônico, é possível fazer solicitações, enviar sugestões, tirar dúvidas e receber orientações sobre todos os serviços prestados ou gerenciados pela empresa.

Pontos de ônibus de Campinas motivam reclamações dos passageiros (Foto: Reprodução/EPTV Campinas)

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: 📲 bit.ly/3B6gn53

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294

LEIA MAIS

Mãe é presa suspeita de matar filha de 2 anos na região

- Publicidade -
Leandro Las Casas
Leandro Las Casas
Graduado pela PUC-Campinas desde 2011, atua há 14 anos no Jornalismo, área na qual cobriu sete eleições, participou de grandes coberturas e esteve a frente de podcasts e projetos de assessoria. Começou a carreira na rádio CBN Campinas, onde foi estagiário, repórter e apresentador. No acidade on Campinas, assina matérias e reportagens de todas as editorias desde 2021.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -