- Publicidade -
CotidianoMoradora de Campinas consegue escapar de Israel após alertas de mísseis

Moradora de Campinas consegue escapar de Israel após alertas de mísseis

Analista de RH diz que ouviu sirenes sobre ataques antes de embarcar para a Espanha; mulher estava abrigada em hotel

- Publicidade -

A moradora de Campinas que visitava Israel e não conseguiu deixar o país após os ataques do grupo palestino Hamas, conseguiu embarcar com destino a Madri nesta segunda-feira (9) após alertas sobre o disparo de mísseis. Em um relato feito à EPTV Campinas diretamente do aeroporto de Tel Aviv, a analista de RH (Recursos Humanos), Bruna Ribeiro, contou o que viu no aeroporto lotado.

Apesar dos avisos, disse que o local não foi atingido e todos ficaram seguros.  “O aeroporto está muito cheio mesmo. O alarme já tocou enquanto a gente estava aqui por conta de mísseis. O pessoal da segurança vai empurrando a gente pra entrar em salas específicas. É uma cena não muito agradável. Algumas pessoas começam a chorar. Após um tempo, eles liberam a gente”, detalha ela.

Após os alarmes pararem de soar, a campineira conta que o aeroporto voltou a ficar calmo e os voos foram retomados. A gravação, que mostra o saguão e a sala de embarque cheios de pessoas, foi feita pouco antes de Bruna conseguir embarcar para a Espanha. “O avião está aqui e a gente está esperando”, diz.

Sem saída

Os ataques iniciados pelo Hamas impediram que o voo da analista decolasse no último sábado (7). Em meio ao estado de guerra declarado logo depois por Israel, Bruna Ribeiro detalhou que conseguiu chegar a um hotel em Jerusalém, de onde passou a acompanhar com apreensão as notícias sobre o conflito.

Em uma visita que definiu como “missionária”, Bruna deveria deixar o Oriente Médio na manhã de sábado, mas não conseguiu embarcar. “Começaram a tocar as sirenes e aí a gente teve que ir pro ‘shelter’, um esconderijo mais seguro. Passamos o dia assim”, relata a turista, que teve a viagem para Portugal cancelada por duas vezes antes de conseguir deixar o terminal aéreo.

Em segurança

Ainda de acordo com Bruna, a saída do aeroporto não teve qualquer restrição. No caminho, viu muitos motoristas apressados na estrada, mas não notou qualquer anormalidade nas ruas ou no hotel onde está hospedada. “Está tudo bem tranquilo por aqui e a direção é pra gente não sair do hotel e não ficar nas ruas”, diz a mulher, que encontrou dezenas de brasileiros no local e afirma já ter feito contato com familiares e amigos para avisar que está em segurança.

- Publicidade -

“Eu estou com quatro pessoas. Eu estou em um hotel no qual eu ainda não havia ficado. Tem um grupo de pelo menos 30 brasileiros aqui”, comenta. Sobre a conversa com os parentes e conhecidos, alega que a comunicação ocorre sem problemas. “É chamada de vídeo o tempo inteiro”, diz a analista de RH, que aguarda a retomada das viagens para deixar Israel. “Cada minuto é uma informação e a gente precisa aguardar pra saber o que vai acontecer”, finaliza.

Ataques e estado de guerra

O conflito declarado teve início depois o grupo islâmico armado Hamas bombardeou Israel neste sábado em um ataque surpresa. A ação é considerada uma das maiores dos últimos anos e aconteceu principalmente na parte sul do país. Além dos milhares de foguetes lançados, há relatos de que vários terroristas conseguiram se infiltrar no território a partir da Faixa de Gaza.

O Hamas reivindicou o ataque, que definiu como o início de uma grande operação para a retomada do território. Segundo a imprensa internacional, os serviços de emergência confirmaram que ao menos 432 pessoas morreram – sendo 200 em Israel e 232 na Faixa de Gaza – e milhares ficaram feridas.

Logo após a ofensiva, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse que o país está em estado de guerra e por isso lançou a operação “Espadas de Ferro”, além de convocar uma reunião de emergência com autoridades de segurança e de deixar uma grande quantidade de reservistas de prontidão.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: bit.ly/3B6gn53

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294

LEIA MAIS

Shopping muda de nome, mas campineiro quer saber: vão tirar a andorinha do alto da torre do Dom Pedro?

- Publicidade -
Leandro Las Casas
Leandro Las Casas
Graduado pela PUC-Campinas desde 2011, atua há 14 anos no Jornalismo, área na qual cobriu sete eleições, participou de grandes coberturas e esteve a frente de podcasts e projetos de assessoria. Começou a carreira na rádio CBN Campinas, onde foi estagiário, repórter e apresentador. No acidade on Campinas, assina matérias e reportagens de todas as editorias desde 2021.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -