- Publicidade -
CotidianoMorre em Americana compositor e produtor de Tim Maia, Belchior e outros artistas

Morre em Americana compositor e produtor de Tim Maia, Belchior e outros artistas

Antônio Carlos Carvalho morreu aos 78 anos após carreira premiada; conheça a trajetória

- Publicidade -

Produtor, compositor e participante ativo da carreira de diversos nomes da música brasileira, Antônio Carlos Carvalho morreu na tarde desta quinta-feira (31), em Americana, aos 78 anos. Cidadão emérito da cidade, Carvalho é reconhecido por ter composto 100 músicas ao longo da carreira e ter se envolvido com grandes artistas da MPB, como Tim Maia, Belchior e Almir Sater.

O velório começou às 10h e se estende pela tarde desta sexta (1º) no Teatro Municipal Lulu Benencase, em Americana. Já o sepultamento do compositor será às 15h no Cemitério da Saudade, também na cidade onde iniciou a trajetória profissional e começou a se envolver na música. Entre os sucessos, está “Canário do Reino”, eternizada por Tim Maia (leia abaixo).

Início e sucessos

Antônio Carlos Carvalho formou-se professor no Instituto de Educação Presidente Kennedy, em Americana. Aos 17 anos, começou a trabalhar como jornalista no jornal O Liberal. Depois, com 20 anos, foi contratado pelas rádios Tupi e Difusora de São Paulo, onde foi radialista e jornalista por oito anos.

Enquanto atuava como comunicador, Carvalho desenvolveu de forma paralela a carreira de compositor musical, na qual acumulou mais de 100 músicas gravadas por renomados artistas, como Rolando Boldrin, Wilson Simonal, Originais do Samba, Raça Negra, Eliana de Lima, Chitãozinho e Xororó.

Autor da música “Canário do Reino”, imortalizada na voz de Tim Maia e gravada por Mônica Salmaso, Fafá de Belém, Kid Abelha, Ivete Sangalo e outros artistas, Antônio Carlos Carvalho também deixou dezenas de músicas inéditas.

LEIA TAMBÉM

- Publicidade -

Apostas de Campinas faturam R$ 110,9 mil com a Mega-Sena; veja números

Setembro inicia com tempo abafado e nova frente fria; veja previsão para início do mês

Produtor e diretor

O americanense também atuou como produtor e diretor artístico de várias gravadoras, como a Chantecler, Continental, Warner Brothers, Polygram e RGE. Nesses locais, teve papel na revelação e produção de artistas como Belchior, Almir Sater, Sylvio Brito e Amado Batista. Nessas funções e devido aos sucessos das produções, foi premiado com vários discos de ouro, platina e diamante.

LEIA MAIS

Número de reclamações sobre a 123milhas em agosto é o maior de 2023

- Publicidade -
Leandro Las Casas
Leandro Las Casas
Graduado pela PUC-Campinas desde 2011, atua há 14 anos no Jornalismo, área na qual cobriu sete eleições, participou de grandes coberturas e esteve a frente de podcasts e projetos de assessoria. Começou a carreira na rádio CBN Campinas, onde foi estagiário, repórter e apresentador. No acidade on Campinas, assina matérias e reportagens de todas as editorias desde 2021.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -