Uma moto equipada com um dispositivo que escondia a placa para evitar a fiscalização foi apreendida nesta sexta-feira (6), em Campinas. O flagrante aconteceu em uma operação conjunta da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) e da GM (Guarda Municipal) no sentido Centro da Avenida Guilherme de Campos, em frente do shopping Parque D. Pedro.
De acordo com a Prefeitura de Campinas, a motocicleta CB 300 tinha um equipamento elétrico instalado para retrair a placa, “impossibilitando o registro pelos equipamentos de fiscalização eletrônica”. O veículo foi encaminhado ao Pátio Municipal da Emdec por conta da alteração nas características originais.
Além da motocicleta com o dispositivo, uma CG 150 que acumulava R$ 76,4 mil em multas também foi apreendida, assim como outras duas motos e dois carros. Não foram divulgados detalhes sobre as autuações aplicadas aos proprietários.
Outros flagrantes
A operação abordou 34 veículos. Entre eles, 25 motocicletas e nove utilitários. “Foram efetuadas 26 autuações: 24 aplicadas a motos e duas para automóveis, podendo haver mais de uma autuação por veículo”, explica a nota sobre a blitz. “Outros seis motociclistas regularizaram as situações identificadas no momento da abordagem, no próprio local, conforme permite a legislação”, diz o texto.
“A Guarda Municipal abordou 46 homens e oito mulheres. Trinta e sete motociclistas e garupas que estavam com a viseira levantada receberam orientações educativas sobre a importância de utilizar os equipamentos de segurança obrigatórios, da forma correta”, pontua o comunicado do município.
Fiscalização intensificada
As operações de fiscalização acontecem há semanas em Campinas. Em uma delas, uma moto com R$ 1,3 milhão em multas foi flagrada e apreendida. “As ações visam ampliar a segurança dos condutores a partir da dissuasão de comportamentos de risco”, justifica o Executivo, que detalha que o objetivo também pe identificar infrações ao CTB (Código de Trânsito Brasileiro).
As abordagens se embasam na aplicação da Lei 14.599/2023, que ampliou as competências dos órgãos municipais no trânsito. “Desde então, os agentes da mobilidade urbana podem fiscalizar diversos enquadramentos do CTB, entre eles o estado de conservação dos veículos e a documentação”, finaliza a cidade.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: bit.ly/3B6gn53
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294
LEIA MAIS