- Publicidade -
CotidianoMulheres cubanas são detidas suspeitas por abandono de bebê em igreja

Mulheres cubanas são detidas suspeitas por abandono de bebê em igreja

Polícia Civil de Campinas confirmou que o recém-nascido é filho biológico de uma das mulheres; entenda o caso

- Publicidade -

A GM (Guarda Municipal) deteve na tarde desta terça-feira (22) as duas mulheres que aparecem nas imagens de uma câmera de segurança deixando um bebê no estacionamento de uma igreja na Vila Industrial, em Campinas. A Polícia Civil investiga o caso e confirmou que a mãe biológica do recém-nascido seguirá presa e será indiciada por abandonar o filho (entenda mais abaixo).

De acordo com a polícia, as mulheres são cubanas, estão no Brasil há quatro meses e foram encontradas em uma casa de câmbio do município, onde receberiam o dinheiro enviado pelo pai de uma delas. As duas estavam com uma criança de 3 anos, que também é filha da mãe da criança abandonada. O motivo do abandono bebê ainda não foi confirmado, mas a investigação continua.

Ainda conforme os policiais, a mãe do recém-nascido permaneceu presa em flagrante após ser ouvida. O motivo da prisão foi o fato de ela ter deixado outros menores de 11 meses e 10 anos sozinhos em uma casa nesta terça. Ela será indiciada e o abandono do bebê na igreja será apurado pela polícia. A criança foi levada à Maternidade de Campinas e foi acolhida pelo Conselho Tutelar.

Relembre o caso

As imagens de câmera de segurança registraram a movimentação pela Rua Maria Soares às 19h13 do último domingo (20). As duas mulheres caminham pela calçada. Enquanto uma carrega o bebê no colo, a outra leva uma sacola na mão. A mulher que levava o bebê entra no estacionamento, de onde sai quase um minuto depois. Ela reaparece no vídeo de mãos vazias e vai embora. Veja:

LEIA TAMBÉM

Pastor é surpreendido por onça durante pregação e pede ajuda para Jesus: “Tira essa onça daqui”

Umidade cai para 19% e Campinas entra em alerta; calor pode chegar a 40°C em SP

- Publicidade -

O resgate

Após o abandono, o bebê foi encontrado ainda na noite de domingo. O choro da criança chamou a atenção de Jonathan Wallace Silva, membro da igreja. “Quando eu escutei o choro imaginei que pudesse ser algum vizinho dentro da casa, mas o som não estava abafado, era como se estivesse ao lado literalmente. Então eu falei para a missionária que estava comigo para ir ver”, contou ele.

As câmeras também registraram o momento do encontro da criança. A pastora da igreja, Milena Ferreira, sai pela rua procurando de onde vinha o choro, e depois volta para o local, já com o bebê no colo. Logo em seguida, Jonathan vai até o estacionamento onde o bebê estava e encontra uma sacola com roupinhas.

Cuidado durante a noite

O menino foi levado para a casa de Milena, que cuidou da criança durante a noite e acionou a Guarda Municipal no dia seguinte. “Ele precisava de cuidados, de alimentação, banho, higienização, e aí a gente procurou aconselhamento de advogado, psicólogo e Conselho Tutelar, que aconselhou a gente a acionar a Guarda Municipal, que faz o resgate de crianças para poder fazer todo o trâmite legal para a criança receber um abrigo e uma família”, afirmou a pastora.

Equipes da GM foram até a casa na manhã de ontem e resgataram a criança, que foi encaminhada para a Maternidade Campinas para passar por exames.

Saúde

Segundo o guarda municipal Daniel Janes, o bebê passou por avaliação e está saudável. “Eles (os médicos) falaram que é uma criança aparentemente muito saudável, não tem marca de violência, não aparenta estar desnutrida, não aparenta ter passado por nenhuma situação que atente contra a saúde”, disse.

O que acontece agora?

O futuro do bebê ainda vai depender das investigações sobre o caso. Pelo processo legal, familiares do bebê, caso sejam identificados, têm prioridade para a guarda. Caso ninguém seja encontrado, o bebê segue para a fila de adoção.

LEIA MAIS

Teleférico no Paquistão deixa oito pessoas presas; operação é de risco

- Publicidade -
Leandro Las Casas
Leandro Las Casas
Graduado pela PUC-Campinas desde 2011, atua há 14 anos no Jornalismo, área na qual cobriu sete eleições, participou de grandes coberturas e esteve a frente de podcasts e projetos de assessoria. Começou a carreira na rádio CBN Campinas, onde foi estagiário, repórter e apresentador. No acidade on Campinas, assina matérias e reportagens de todas as editorias desde 2021.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -