- Publicidade -
CotidianoMultas por desrespeito à faixa de pedestres explodem 1.165% em Campinas

Multas por desrespeito à faixa de pedestres explodem 1.165% em Campinas

Para Emdec, motivo para o aumento dessas multas é a intensificação da fiscalização com a tecnologia dos novos radares

- Publicidade -

A quantidade de multas aplicadas a motoristas de Campinas por desrespeito à faixa de pedestres cresceu 1.165% este ano em relação ao ano passado, segundo dados da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) obtidos pela EPTV via Lei de Acesso à Informação.

Leia também: Emdec multa 270 motoristas em estacionamentos de shoppings

O total de infrações passou de 1.469 para 18.592 entre 2022 e 2023. Já em 2021, foram 2.501, e, 2020, 350. Para a empresa, o motivo da alta é a intensificação da fiscalização, o que inclui novos radares.

Locais onde há mais desrespeito à faixa de pedestres em Campinas:

- Publicidade -
  • Avenida John Boyd Dunlop
  • Avenida das Amoreiras
  • Avenida Ruy Rodrigues
  • Avenida Dermival Bernardes Siqueira
  • Avenida José Amgarten

Multas

Para o motorista que passar sobre a faixa durante a troca de semáforo, o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) prevê quatro pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e mais multa de R$ 130,16. Já para quem parar em cima da faixa, o CTB prevê três pontos na CNH mais multa de R$ 88,38.

Mas por que desse aumento?

Para a Emdec, o motivo é a tecnologia mais avançada dos radares. Em nota, a empresa apontou como motivo a “especificação técnica dos equipamentos licitados e implantados, a partir do segundo semestre de 2022, que apresentam maior qualidade no registro das imagens”.


Ainda de acordo com o comunicado, “a Emdec aumentou a fiscalização eletrônica de velocidade com 18 novos pontos em locais com maior índice de sinistros fatais, como nas avenidas Amoreiras, Ruy Rodriguez e John Boyd Dunlop, entre o segundo semestre de 2022 e o início de 2023″.


Insegurança na travessia

Para os pedestres, o desrespeito à lei é motivo para insegurança. “Tem que estar bem atento. Tem que agradecer [o motorista que para]. Muita gente passa e não agradece, e as pessoas geralmente não param mesmo”, afirma o aposentado Sérgio Minouro.


Quem também fica receosa com o desrespeito é a comerciante Edna Caetano. “A gente sai de casa pensando no problema. Tem que concluir um trabalho, tem que ir ao trabalho. A pessoa está ali e não está ali. Ela está naquele momento dirigindo, mas está pensando no que vai fazer. Não para para pensar que naquele momento ele está dirigindo, que envolve a vida dele, que envolve a vida de terceiros”.


Educação

A autarquia ainda informou que ao longo de 2023 foram realizadas mais de 480 ações educativas para mais de 100 mil pessoas.


Só no eixo da Avenida John Boyd Bunlop, por exemplo, foram realizadas mais de 60 ações.


A proteção e priorização do pedestre é, inclusive, um dos conceitos adotados no plano de segurança viária, lançado no último dia 16 de fevereiro, lembra o comunicado da empresa.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO TUDO EP

O que muda com o novo CPF?

Instagram e Threads reduzirão alcance de conteúdo político

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -