Começa a funcionar nesta terça-feira (1º), em Campinas, um novo radar na Avenida Ruy Rodriguez. O aparelho foi instalado nas proximidades da estação Morumbi do BRT Ouro Verde e está localizado no sentido Centro – bairro.
De acordo com a Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) um levantamento técnico apontou desrespeito à sinalização. Segundo a empresa, até o dia 25 de julho foram 3.118 ocorrências de velocidade acima da máxima permitida no local, principalmente por motociclistas que desrespeitam o sinal vermelho e cobrem a placa com as mãos para que o veículo não seja identificado.
A região, que fica próxima à Rodovia dos Bandeirantes (SP-348), tem escola para jovens e centro universitário, além do movimento natural das pessoas do entorno e da circulação de linha do BRT Ouro Verde.
LEIA TAMBÉM
Agosto terá duas ‘Superluas’ e rara ‘Lua Azul’; veja datas
Bebê recém-nascida se engasga e é resgatada por PMs em Campinas
“Passado praticamente um ano do anúncio dos 18 pontos mencionados, recentemente foi detectada a necessidade da fiscalização eletrônica neste local específico. O novo ponto se faz necessário para garantir a segurança viária, uma vez que as velocidades praticadas estão altas e é importante garantir a redução da velocidade no local, principalmente em função da travessia de pedestres”, informou a empresa.
Para avisar aos condutores sobre o novo radar, a Emdec colocou faixas pela região, informando o início da operação do equipamento. A sinalização de trânsito foi revitalizada, e os radares estão aferidos e homologados pelo órgão competente.
O percurso para a travessia dos pedestres tem 24 metros de comprimento. Na região há um outro equipamento de fiscalização, mais a frente, próximo à passagem por baixo da rodovia dos Bandeirantes.
Para aumentar a segurança
A Emdec indica que um estudo técnico detectou a necessidade de aumentar a segurança viária no local. São quatro faixas de rolamento para veículos, além da faixa do BRT Ouro Verde, que futuramente terá ponto de parada na estação Morumbi.
“O viário tem declive acentuado e curva. Veículos vindos do Centro têm menos de 50 metros de visibilidade, a partir da cabeceira da ponte sobre o rio Capivari, em relação ao local de travessia de pedestres”, alegou.
Veja o que diz a empresa em nota:
“A instalação do radar tem relação direta sobre a equação velocidade x distância necessária para a frenagem total do veículo. A 60 km/h, um motorista gasta o equivalente a 29 metros para reagir e 33 metros para parar totalmente após acionar os freios, utilizando 62 metros no total. Ou seja, ultrapassa o espaço de 50 metros e potencialmente atinge um pedestre durante a travessia.
Já a 50 km/h a reação do condutor consome 21 metros e a frenagem 21 metros. Neste caso, são necessários 42 metros para a frenagem total e o veículo não atinge a área de travessia metros. A 40 km/h, a distância para deixar o veículo parado é de 26 metros, sendo 14 metros para a reação do condutor e mais 12 metros para frenagem total.
As distâncias percorridas e as reações do condutor dependem do tipo de superfície da via, das condições climáticas, da idade do condutor e do estado do veículo.
Para avisar aos condutores sobre o novo radar, a Emdec colocou faixas pela região, informando o início da operação do equipamento. A sinalização de trânsito foi revitalizada; e os radares estão aferidos e homologados pelo órgão competente”.
LEIA MAIS