Quem esteve em Paulínia no último fim de semana pôde ver um fenômeno interessante no céu da cidade. O surgimento de uma “nuvem arco-íris” surpreendeu algumas pessoas durante a tarde do último sábado (2).
A moradora Yasmin Goshima estava no Bairro Morumbi, perto da Avenida José Paulino, quando a nuvem colorida apareceu. Ela conseguiu flagrar o momento com o celular. “Evento difícil de se ver”, comentou.
O que é a ‘nuvem arco-íris’?
O surgimento da “nuvem arco-íris” no céu de Paulínia aconteceu por causa da iridescência, conforme explicou o meteorologista Bruno Bainy do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura).
Nesse fenômeno de óptica atmosférica, há uma separação das cores da luz solar “branca”, pela difração dos raios solares. Bainy explica que geralmente ele ocorre quando a luz passa por nuvens do tipo “cirrus”, que ficam acima de 10 km da superfície e são compostas principalmente por cristais de gelo.
O fenômeno da “nuvem arco-íris” não é tão raro de acontecer, mas dura pouco tempo e depende de condições ideais, como a presença dessas nuvens em camadas não tão finas (a ponto de não terem interação com a luz) e nem tão espessas (a ponto de bloquearem a luz), além de um ângulo adequado com os raios solares para a observação da iridescência ser possível.
“Por isso, esse fenômeno é pouco visto, em comparação com o arco-íris, que é outro tipo de fenômeno óptico”, finaliza o pesquisador.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO TUDO EP
Dengue: saiba tudo sobre a doença
IR 2024: Quando começa a declaração?