As obras na Avenida Campos Sales, no Centro de Campinas, foram suspensas pela Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) na última semana e devem ser retomadas apenas em janeiro. A suspensão atende a um pedido da Acic (Associação Comercial e Industrial de Campinas) para minimizar os impactos durante as vendas do comércio no período natalino.
Alvo de críticas de consumidores e de comerciantes, a finalização da reforma da avenida havia sido planejada para ser finalizada neste mês, o que não ocorreu. No começo de dezembro uma matéria do acidade on já mostrava as dificuldades de quem passava pelo local (veja aqui).
Segundo a Prefeitura, ao longo do mês de dezembro, será executado apenas o acabamento em trechos das calçadas, sem a presença de maquinário. Dessa forma, os passeios estão livres para circulação dos pedestres.
A finalização dos trabalhos em áreas pontuais das calçadas será mantida para evitar perdas dos pisos intertravados durante o período de chuvas. O que já foi executado contempla justamente as intervenções mais pesadas, como infraestrutura para as redes subterrâneas elétrica, de telecomunicações, semafórica e de iluminação pública.
Etapa final em 2024
As intervenções na Avenida Campo Sales têm previsão de serem retomadas em 3 de janeiro de 2024, para a obra ser concluída até o final do mês.
Nesta última etapa, serão realizados os “ajustes finais”, como os trabalhos de recape no lado esquerdo da via, instalação de placas, sinalização de travessias e da ciclofaixa, paisagismo, mobiliário urbano, finalização dos abrigos e a instalação de mais câmeras de monitoramento.
Viva Campos Sales
O Projeto “Viva Campos Sales” foi lançado em dezembro de 2021 e prevê uma série de mudanças na via, que buscam priorizar a mobilidade ativa e sustentável, a acessibilidade e a segurança. A proposta integra o PRAC (Plano de Requalificação da Área Central de Campinas) e de Resgate de Espaços Públicos.
Entre as intervenções que devem ser entregues pelo projeto “Viva Campos Sales”, estão:
- Ampliação dos passeios;
- Faixa exclusiva para ônibus à esquerda e novos abrigos;
- Baias de estacionamento;
- Requalificação dos pavimentos das pistas e calçadas;
- Nova iluminação pública e de monumentos;
- Nova sinalização semafórica;
- Mais câmeras de monitoramento;
- Mobiliário e paisagismo;
- Infraestrutura para bancas e abrigos de ônibus;
- Áreas para mobilidade ativa (pedestres e ciclistas) e paisagismo e mobiliário serão ampliadas em 50% e as vagas de estacionamento em 107%.
As obras têm investimento de R$ 36 milhões. O projeto é conduzido pela Emdec, em parceria com as secretarias de Serviços Públicos, Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Urbanismo, Finanças, Infraestrutura, Trabalho e Renda e Assistência Social. Envolve ainda a Setec, a CIMCamp, a IMA, a Sanasa, além dos parceiros privados CPFL, Telcomp, Acic e Comgás.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: bit.ly/3krPaDY
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294
LEIA TAMBÉM NO TUDO EP
Quando a picada de um escorpião pode matar? Saiba como identificar