- Publicidade -
CotidianoOnda de calor pode causar temperaturas perto dos 40°C no Interior de SP

Onda de calor pode causar temperaturas perto dos 40°C no Interior de SP

Previsão da MetSul Meteorologia aponta que os últimos dias do Verão terão temperaturas muito acima da média em parte do Brasil

- Publicidade -

Uma nova onda de calor intensa e prolongada que atingirá o Brasil deve impactar os termômetros em boa parte do estado de São Paulo. A previsão da MetSul Meteorologia aponta que os últimos dias do Verão terão temperaturas muito acima da média em parte do país, com marcas nos termômetros podendo chegar até 10°C acima do que é normal para esta época do ano. O Verão termina no dia 20 de março.

No estado de São Paulo, as temperaturas podem se aproximar da casa dos 40°C em algumas cidades do interior, enquanto a capital paulista tem chances de bater a máxima histórica para o mês de março (saiba mais abaixo).

Algumas cidades do estado ainda estão no alerta laranja do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), emitido nesta segunda-feira (11), que indica perigo por conta da onda de calor, que deve causar temperaturas 5°C acima da média por um período de 3 até 5 dias. A região de Campinas está entre as áreas afetadas.

Entenda as altas temperaturas

Segundo a MetSul, essa onda será causada porque uma bolha de calor vai se instalar sobre o Norte da Argentina e o Paraguai, com temperatura muito alta em vários estados do Brasil. O período de calor excessivo ainda deve ser prolongado por conta de um bloqueio atmosférico que vai impedir o avanço de frentes frias, levando à sequência de muitos dias seguidos de temperatura acima das médias históricas.

Onda de calor no interior de SP

O interior de São Paulo, que já enfrenta um Verão muito quente, terminará a estação com calor intenso, de acordo com a previsão. A temperatura vai se elevar gradualmente nos próximos dias, com as máximas mais elevadas a partir da segunda metade da semana, após a quarta-feira (13), quando registros acima de 35°C serão comuns em grande parte das cidades. Também é possível ter máximas ao redor de 40°C em algumas delas.

E Campinas?

Na região de Campinas, as temperaturas devem ficar entre três e cinco graus acima da média para essa época do ano, que é de 29°C, exibindo características de uma onda de calor, segundo a previsão do Climatempo.

A partir de hoje (11), as temperaturas já começam a subir por conta da massa de ar quente que vai causar a onda de calor no Sudeste. A maior máxima prevista para a semana é de 35°C.

- Publicidade -

Veja as temperaturas em Campinas nos próximos cinco dias, segundo o Climatempo:

  • Segunda-feira (11): mínima – 21ºC / máxima: 31ºC
  • Terça-feira (12): mínima – 19ºC / máxima: 32ºC
  • Quarta-feira (13): mínima – 20ºC / máxima: 32ºC
  • Quinta-feira (14): mínima – 21ºC / máxima: 34ºC
  • Sexta-feira (15): mínima – 21ºC / máxima: 35ºC
Máxima histórica na capital

Na cidade de São Paulo, a MetSul aponta que a bolha de calor fará com que a chuva seja mais escassa durante os próximos 10 dias, com predomínio do tempo firme, em um padrão que lembra o clima do mês de setembro. Isso contribuirá para uma escalada no calor, com tardes de temperatura muito acima dos padrões desta época do ano.

O calor na capital paulista deverá persistir praticamente até quase o final do Verão. A partir do final desta semana, o aquecimento se acentua com dias seguidos com marcas ao redor e acima de 35°C.

Não são descartadas máximas tão altas quanto 36°C ou mais na cidade, que tem como recorde histórico de março 34,3°C. Ou seja, o serviço de meteorologia aposta que esta onda de calor quebre o recorde de temperatura máxima de março na cidade de São Paulo e em diferentes dias.

Outras localidades

A onda de calor deve afetar grande parte do Centro-Sul do Brasil. Além de São Paulo, a MetSul afirma que os estados que mais devem ser impactados pelas temperaturas muito acima da média são Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, parte de Goiás, grande parte de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. O Mato Grosso terá calor, mas que não desviará muito em relação ao que já vem se registrando.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO TUDO EP

Casos de dengue dobram em São Paulo em apenas um mês

Novo teste de HPV no SUS pode antecipar diagnóstico em até 10 anos

- Publicidade -
Vitória Silva
Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -