O pai e a madrasta de um menino encontrado morto com sinais de tortura em Vinhedo foram presos nesta segunda-feira (6). A criança, de 8 anos, foi encontrada nua e com sangramentos pelo corpo em um imóvel no Parque das Paineiras, por volta do meio-dia.
O casal, suspeito de matar o menino, teria fugido após o crime, mas foi localizado na Rodovia Miguel Melhado de Campos (SP-332), entre Vinhedo e Campinas. O pai estava em um carro e a madrasta em uma moto. Moradores da região tentaram linchar o casal.
Os dois foram encaminhados à delegacia da cidade e vão responder por homicídio triplamente qualificado. Ao chegarem no Distrito Policial de Vinhedo, o pai afirmou apenas que “não foi ele”.
Menino encontrado morto teria sido torturado
Segundo um investigador, o Conselho Tutelar já tinha sido acionado algumas vezes até a casa por suspeita de maus-tratos. A delegacia recebeu uma denúncia nesta segunda-feira (6), por volta das 11h, e, ao chegar no imóvel, encontrou o menino morto.
O investigador também disse que a criança apresentava sinais de que era amarrada. O fato dela estar nua e com sangramentos pelo corpo também indicava possível tortura.
Familiares informaram ao repórter Rafael Castro, da EPTV Campinas, que o menino foi criado pelas tias, já que foi abandonado pela mãe e o pai cumpriu cinco anos de prisão pelo crime de roubo.
A criança teria voltado a morar com o pai há cerca de um ano. Ainda segundo os familiares, a madrasta maltratava o enteado por ciúmes.
O que diz o Conselho Tutelar
Em nota, o Conselho Tutelar informou que a família do menino passou a ser acompanhada pelo órgão, mas sem dar detalhes sobre os “devidos encaminhamentos”.
Ainda lamentou “com profundo pesar o ocorrido”. “Também estamos indignados, com um sentimento imensurável de profundo pesar”, disse.
Veja a nota completa:
“Recebemos denúncias de maneira anônima sobre a criança (…), onde o teor da denúncia era que ele sofria maus-tratos. A família passou a ser acompanhada por este órgão onde foram realizados os devidos encaminhamentos.
Infelizmente, na data de hoje, fomos surpreendidos com essa fatalidade ocorrida e, esclarecemos que, para que medidas como a perda da guarda fosse realizada, seria necessário que se esgotassem todas as possibilidades junto à família, sendo assim diante de tamanha negligência, daríamos continuidade comunicando o fato ao Ministério Público.
O colegiado lamenta com profundo pesar o ocorrido. Também estamos indignados, com um sentimento imensurável de profundo pesar”.
*Com informações da EPTV Campinas
**Matéria atualizada às 19h37 do dia 06/05/2024 para incluir nota do Conselho Tutelar
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Região de Piracicaba tem alta de 122% em casos de herpes zoster; veja como se proteger
Título de eleitor: região tem 67 mil documentos cancelados; veja como regularizar