A Policia Civil flagrou ontem (21) a extração ilegal de pedras e areia em uma área de vegetação às margens da Estrada da Ecologia, que liga Indaiatuba a Itupeva. De acordo com o delegado Luis Fernando Dias, responsável pela operação, os materiais foram extraídos para abastecer o setor de construção.
Como a extração ilegal de pedras e areia aconteceu?
De acordo com as autoridades, foram identificados quatro pontos de extração na área, próximo ao bairro do Quilombo. Uma equipe da perícia técnica esteve no local e constatou indícios de uso de explosivos, como dinamites, para extração das pedras.
Os suspeitos foram flagrados no momento em que colocavam as pedras já fracionadas em um caminhão. A dupla foi encaminhada à DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de Jundiaí e disse aos policiais que havia sido contratada por uma mulher para realizar o serviço.
No momento da abordagem, os dois homens não apresentaram nenhum documento que autorizasse a extração do material. Sem a devida regulamentação e cuidados, a atividade pode causar degradação do solo, assoreamento, poluição atmosférica e poluição sonora.
A Polícia Civil informou que segue investigando o caso para identificar os responsáveis pela extração e venda ilegal dos minerais. O caso foi registrado como crime ambiental pela perícia do Instituto de Criminalística de Jundiaí.
*Com informações de Paulo Gonçalves/EPTV Campinas
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Estiagem reduz em 16% a captação de água em Piracicaba
Inmet emite alerta vermelho de grande perigo até sexta-feira; entenda