- Publicidade -
CotidianoPrefeitura inicia projeto de reflorestamento com 500 árvores na área dos eucaliptos da Lagoa

Prefeitura inicia projeto de reflorestamento com 500 árvores na área dos eucaliptos da Lagoa

As árvores foram fornecidas por meio de TACs (Termos de Acordo de Compromisso), que somam o valor de cerca de R$ 430 mil

- Publicidade -


A Prefeitura de Campinas iniciou hoje (19) o projeto de revitalização ambiental, plantando 510 árvores adultas na Lagoa do Taquaral. A ação faz parte do plano de reflorestamento da área, onde no ano passado foram removidos diversos eucaliptos. A área tem aproximadamente 32 mil metros quadrados.

As novas mudas são de espécies nativas da região e como já são adultas, de até 10 anos, têm entre três e quatro metros de altura.

A escolha por árvores adultas quer acelerar o processo de revitalização, dando imediatamente um aspecto mais maduro e robusto ao ambiente. A Prefeitura informou que está utilizando espécies nativas, destacando a decisão de evitar árvores exóticas, que não são originárias do Brasil. As espécies escolhidas, como aldrago, sapucaia, carvalho brasileiro, mulungu suinã, lofantera da Amazônia, monguba, caroba e guaraíba, foram estudadas para garantir uma integração com a flora local.

- Publicidade -


As árvores foram fornecidas por meio de TACs (Termos de Acordo de Compromisso), que somam o valor de cerca de R$ 430 mil.

Também está previsto o plantio de duas mil mudas de árvores nativas, que serão fornecidas pelo Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística. A proposta de reflorestamento foi apresentada pelo IPA, na Prefeitura, em junho de 2023. Os trâmites estão em andamento.

Segundo a Prefeitura, a área também terá trilhas com piso intertravado, ecológico e parque infantil, com equipamentos sensoriais, brinquedos com água, e piso de diferentes texturas.

Após acidente com morte em 2023

Os eucaliptos foram retirados do parque após o acidente com uma árvore que caiu no interior do parque e matou uma criança de 7 anos no ano passado. Uma mulher que fazia caminhada, também no interior do parque, também foi atingida pela árvore e ficou ferida. Após o acidente grave, a Lagoa foi fechada e foi um estudo no local para a remoção de árvores que corriam o risco de novos acidentes.

A vítima, Isabela Tiburcio Fermino, tinha 7 anos e foi atingida pela árvore enquanto comemorava a festa de aniversário de uma prima, junto com a família.

- Publicidade -


A Lagoa do Taquaral

A Lagoa do Taquaral, como é conhecido o Parque Portugal, é uma das maiores áreas de lazer de Campinas e recebe cerca de 50 mil visitantes aos fins de semana. Conta com diversas atrações como pedalinhos, Caravela, quadras poliesportivas, academias ao ar livre, academia de musculação, parquinho de madeira “Casa da Criança”, ginásio de esportes, piscinas, Planetário, Concha Acústica (onde há apresentações artísticas), duas pistas de skate (uma bowl e uma street); Parcão, parque para cachorros; pista de caminhada, lanchonetes na área interna e externa, que oferecem variedades de alimentos.

A área do parque é de cerca de 630 mil metros quadrados. Fez parte da antiga Fazenda Taquaral e foi adquirida pela Prefeitura de Campinas e transformada em parque em 1972.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: https://bit.ly/2XrTytC

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294


LEIA TAMBÉM NO TUDO EP

Procurada pelo FBI, Patrícia Lélis deixa escapar localização em rede social

Rede social Kwai é investigada pelo MPF por suposto conteúdo falso

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -