A Defesa Civil do Estado de São Paulo informou que 56 corpos já foram resgatados do avião da Voepass que caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo, na tarde desta sexta-feira (9). Segundo a companhia, 62 pessoas estavam a bordo (número atualizado na manhã deste sábado, 10). Ninguém sobreviveu.
Dos corpos recuperados, dois foram identificados por meio das impressões digitais. Do total, 37 corpos já estão no IML (Instituto Médico Legal) Central, na capital paulista, para identificação. “Os demais estão a caminho de São Paulo”, disse a secretaria de Segurança Pública do estado.
Famílias devem apresentar qualquer documentação para auxiliar na identificação das vítimas. São úteis exames médicos, radiológicos ou odontológicos. Isso porque, segundo os Bombeiros, os corpos estão muito prejudicados em função da complexidade do acidente.
O resgate foi feito pela força-tarefa que trabalha no local como bombeiros, Polícia Militar, Polícia Federal e agentes de outras autoridades.
Veja o vídeo da queda do avião em Vinhedo:
Clique aqui para ver quem são as pessoas que morreram no acidente. 62 pessoas estavam a bordo, sendo 58 passageiros e 4 tripulantes. Inicialmente, a Voepass informou que 62 pessoas estavam a bordo. Posteriormente, passou a divulgar a lista com 61 ocupantes. Neste sábado (10), a companhia voltou a informar que 62 pessoas morreram na queda do avião em Vinhedo.
Investigações
A Polícia Civil de São Paulo continua a investigação para descobrir os motivos da queda. Segundo a companhia aérea Voepass, não há ainda confirmação de como ocorreu o acidente.
Os técnicos do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) já conseguiram achar os gravadores de dados e de voz do avião que caiu ontem (9) matando 62 pessoas em Vinhedo. Os equipamentos serão encaminhados para Brasília para análise dos dados.
Ele informou que os dados serão analisados com a maior celeridade possível, mas a investigação vai depender do estado em que os equipamentos foram encontrados.
Segundo o chefe do Cenipa, brigadeiro do ar Marcelo Moreno, são dois gravadores: o Cockpit Voice Recorder, que grava as vozes dos pilotos e todo o som da cabine, e o Flight Data Recorder, que grava informações técnicas como velocidade da aeronave, inclinação, se estava com os flaps ou o trem de pouso baixado.
O voo 2283 da Voepass saiu de Cascavel às 11h56 e caiu às 13h22. Conforme monitoramento do voo feito pelo site, a aeronave perdeu o equivalente a 5 quilômetros de altitude em menos de 2 minutos. O horário previsto para chegada em Guarulhos era 13h30.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) anunciou a criação de um gabinete de crise para lidar com o acidente aéreo em Vinhedo. Segundo ele, participarão do comitê representantes dos governos estadual, federal e da FAB (Força Aérea Brasileira).
*A matéria será atualizada conforme novas informações sobre a retirada de corpos
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA