- Publicidade -
CotidianoQuem é um dos criminosos mais procurados do país que foi preso hoje em Valinhos?

Quem é um dos criminosos mais procurados do país que foi preso hoje em Valinhos?

Uma operação do Baep de Campinas e do Gaeco terminou na prisão de um dos criminosos mais procurados do país

- Publicidade -

Uma operação do Baep de Campinas (Batalhão de Ações Especiais de Polícia no Estado) e do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) terminou na prisão de um dos criminosos mais procurados do país. Ele foi preso na manhã de hoje (7) em uma casa de luxo em Valinhos.

Quem é um dos criminosos mais procurados do país que foi preso hoje em Valinhos?

Identificado como Jakson Oliveira Santos, conhecido como ‘Dako’, o criminoso tem 44 anos e era monitorado há cerca de seis meses pela polícia. Um dos criminosos mais procurados do país era investigado por suspeita de envolvimento nos ataques contra forças policiais ocorridos em 2006, em cidades do estado de São Paulo.

- Publicidade -

O homem também é acusado de participar de tentativas de roubo a bancos nas cidades de Araçatuba, em 2022. O nome dele consta na lista dos criminosos mais procurados do país por envolvimento em mega-assaltos.

Onde um dos criminosos mais procurados do país morava?

Na casa de Dako foi encontrada uma pistola calibre nove milímetros, munições e outros objetos que, segundo a polícia, podem ter sido utilizados nos crimes. As equipes chegaram ao local no início da manhã e prenderam o acusado, que estava dormindo no momento da abordagem. Ao ser abordado, ele alegou ser entregador de comida em corrida por aplicativo. A casa onde ele morava é um sobrado com piscina.

“São vários equipamentos que são comumente utilizados por pessoas que praticam roubos a banco: roupas táticas, botas, mochilas, tipos de lanternas táticas, lunetas para colocar em fuzis e armas longas”, afirmou o porta-voz do Baep de Campinas, capitão Antunes Ribeiro.

Ainda segundo o porta-voz do Baep, o serviço de Inteligência da corporação conseguiu informações sobre o local onde o suspeito morava em Valinhos, no condomínio Vale Verde.

- Publicidade -

Com a confirmação, um promotor do Ministério Público solicitou à Justiça um mandado de busca e apreensão. O mandado de prisão contra o acusado já existia e constava em aberto.

Estava foragido desde 2005


Segundo a polícia, Jackson Oliveira dos Santos, estava foragido desde 2005, quando ganhou direito à “saidinha” da Penitenciária de Casa Branca e não voltou. A prisão ocorre 19 anos depois. No histórico, o acusado tem, além dos roubos a banco, acusação por tráfico de drogas e um homicídio.

O promotor do Gaeco, Felipe Bertolli, disse que o preso é um alvo considerado perigoso e tem uma condenação definitiva (transitado e julgado) por associação para o tráfico de drogas. O crime foi cometido em 2010, mas a condenação só ocorreu em 2016.

Em 2022, ainda segundo o MP, Jackson é suspeito de ter participado do roubo de duas agências bancárias de Araçatuba com uso de explosivos. Neste crime, um morador em situação de rua teve a perna amputada por conta de uma das detonações.

Atualmente, Dako usava documentos falsos com o nome Jackson de Souza, por isso tinha contas em bancos e levava uma vida normal, fato que justifica a prisão em flagrante, além do porte ilegal da pistola.

*Com informações de Jorge Talmon/EPTV Campinas

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO TUDO EP

Saidinha de presos será proibida?

Quem é o padre Júlio Lancellotti?

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -