- Publicidade -
CotidianoQuente e seco: Campinas entra em alerta após registrar menor umidade do ar de 2024

Quente e seco: Campinas entra em alerta após registrar menor umidade do ar de 2024

Metrópole atingiu menor índice de umidade relativa do ar para o ano e maior temperatura para o mês de maio

- Publicidade -

Campinas entrou em estado de alerta na tarde deste sábado (4) por conta da baixa umidade relativa do ar, que atingiu 18,1%, segundo comunicado da Defesa Civil. A medição foi feita às 15h20 na estação do IAC (Instituto Agronômico) do Taquaral e foi o menor índice registrado em 2024 na cidade, até o momento.  

Outro marco foi na temperatura, em que os termômetros da cidade chegaram a bater 33,1°C, segundo o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp. Até então, a maior temperatura para um mês de maio tinha sido registrada em 2010, com 32,6°C. 

O que muda com o alerta para baixa umidade do ar? 

Quando a umidade relativa do ar registra índices entre 12% e 20% é considerado estado de alerta, já que essas condições podem trazer prejuízos à saúde.  

Para se proteger, a Defesa Civil orienta que a população de Campinas: 

  • observe as recomendações do estado de atenção; 
  • evite exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10h e 16h; 
  • evite aglomerações em ambientes fechados; 
  • use soro fisiológico para olhos e narinas. 

Além dos impactos na saúde, o Cepagri destaca que a umidade relativa do ar baixa e a sequência de dias secos (sem chuva) favorecem a propagação de focos de queimadas. Por isso, é importante evitar práticas que possam dar início aos focos, como limpeza de terreno com fogo, queima de lixo, descarte inadequado de bitucas de cigarro, dentre outras. 

Por que está tão quente em pleno Outono? 

O mês de maio já começou com uma onda de calor que deve durar até pelo menos a próxima semana. Esse cenário de temperaturas acima da média é atípico para esta época do ano, mas o Cepagri explica que há uma situação de “escoamento bloqueado”, que impede o avanço de frentes frias para o Sudeste do Brasil, sem previsão de mudança a curto prazo.   

Na região, o tempo deve dar uma trégua na somente na segunda quinzena do mês, quando deve chover novamente, segundo o boletim. No entanto, a precipitação prevista é abaixo da média para uma época normalmente seca, e por isso não deve gerar grandes acumulados no período. 

- Publicidade -

*Com informações da EPTV Campinas

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Reforma do Varejão Municipal de Piracicaba está em fase final

Arrastão recolhe 138 toneladas de lixo em combate à dengue

- Publicidade -
Vitória Silva
Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -