- Publicidade -
CotidianoSTF condena moradores da região por atos golpistas em Brasília

STF condena moradores da região por atos golpistas em Brasília

Maior parte dos votos foi pelas penas de 17 anos de prisão, mas tempo exato de sentenças ainda serão definidos

- Publicidade -

O STF (Supremo Tribunal Federal) condenou nesta quarta-feira (18) os dois primeiros réus da região de Campinas por envolvimento e participação nos atos golpistas de 8 de janeiro, em Brasília (DF). O julgamento começou no início deste mês e terminou nesta madrugada. As penas de cada um dos réus ainda não foram definidas (leia abaixo).

- Publicidade -

Reginaldo Carlos Begiato Garcia, de Jaguariúna, e Edineia Paes da Silva Santos, de Americana, foram condenados pela maioria da Corte por cinco crimes relacionados à invasão e à depredação nas sedes dos Três Poderes. Além do relator, Alexandre de Moraes, votaram pela condenação os ministros Gilmar Mendes, Cármen Lúcia, Cristiano Zanin, Dias Toffoli, Luiz Edson Fachin, Luiz Fux e Luís Roberto Barroso.

Presos em flagrante durante os atos, os dois permaneceram na cadeia até agosto, quando saíram usando tornozeleira eletrônica e vetados de usar redes sociais. Eles foram condenados por abolição violenta do estado democrático de direito, golpe de estado, associação criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

E as penas?

Propostas por Moraes, as penas de 17 anos de prisão receberam a maioria dos votos. Porém, como houve divergência na dosimetria, os tempos exatos de sentença só serão definidos na proclamação do resultado de cada sentença. Além do tempo de prisão, o relator do processo também argumentou pelo pagamento de R$ 30 milhões em danos morais coletivos para serem divididos com outros quatro réus.

Os réus

Os réus são os moradores Reginaldo Carlos Begiato Garcia, morador de Jaguariúna, e Edineia Paes da Silva dos Santos, moradora de Americana. Reginaldo é técnico de logística e é acusado de integrar um grupo que invadiu o Congresso para depredar e quebrar vidraças, móveis, computadores, obras de arte e câmeras de circuito fechado.

Os advogados de defesa pediram a absolvição e alegam que ele foi a Brasília participar de uma manifestação pacífica, mas que infelizmente no decorrer da manifestação ocorreu uma grande confusão e depredações que “vão totalmente ao contrário do que ele acredita, sendo que ele não praticou nenhum ato ilícito”.

- Publicidade -

Já Edineia Paes da Silva dos Santos, tem 37 anos e a acusação da PGR foi de que ela estava nos atos antidemocráticos no Palácio do Planalto. Segundo a defesa, ela foi a Brasília “em uma caravana com o objetivo de participar de um movimento em prol da nação”. Os advogados afirmam que ela esteve na rampa do prédio e depois buscou se abrigar das bombas de gás, mas negou que ela depredou o local.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: bit.ly/3krPaDY

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294

- Publicidade -
Leandro Las Casas
Leandro Las Casas
Graduado pela PUC-Campinas desde 2011, atua há 14 anos no Jornalismo, área na qual cobriu sete eleições, participou de grandes coberturas e esteve a frente de podcasts e projetos de assessoria. Começou a carreira na rádio CBN Campinas, onde foi estagiário, repórter e apresentador. No acidade on Campinas, assina matérias e reportagens de todas as editorias desde 2021.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -