A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) foi considerada, pelo segundo ano consecutivo, a terceira melhor universidade da América Latina de acordo com o WS Word University Rankings: Latin America & Caribbean 2025. O levantamento avaliou 437 universidades de 24 países da região – leia mais abaixo.
Na classificação, a Unicamp aparece com uma elevada pontuação em indicadores como o de produção acadêmica, onde obteve nota máxima, com 100 pontos, no de reputação empresarial, com 96,9 de nota, além de ter chegado a 99,9 no indicador de internacionalização de pesquisa. Na classificação geral, a universidade teve pontuação de 99,2, uma classificação superior aos 96,2 registrados no levantamento do ano anterior.
“Sem dúvida, esses índices são muito animadores e nos apresentam o desafio de trabalhar para galgar novos degraus, não apenas na América Latina, mas também internacionalmente”,
disse o reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles.
USP foi a primeira colocada do ranking
A USP (Universidade de São Paulo) é a primeira colocada do ranking, com 100 pontos. A Pontifícia Universidade Católica do Chile aparece em segundo lugar, com 99,7 pontos na classificação geral. Já a Unesp (Universidade Estadual Paulista) é a oitava colocada, com 92 pontos.
Na avaliação, as cinco melhores instituições do Brasil são:
- USP – 1ª colocada
- Unicamp – 3ª colocada
- UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) – 5ª colocada
- Unesp – 8ª colocada
- UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) – 13ª colocada
Como a avaliação da Unicamp foi feita?
A avaliação considerou oito indicadores acadêmicos. Para isso, 17,4 milhões de publicações e 175,9 milhões de citações do mundo todo foram analisadas. Para compor os rankings de reputação, foram compiladas 1,9 milhão de indicações de pesquisadores acadêmicos e 660 mil indicações empresariais.
Estudo que colocou Unicamp entre as três melhores teve aumento no número de instituições avaliadas
Outro destaque do estudo é que houve um aumento no número de instituições avaliadas, dado que segue uma tendência dos rankings mundiais. Desta vez foram 15 novas instituições, uma delas no Brasil.
Para o pró-reitor de Desenvolvimento Universitário, professor Fernando Sarti, o terceiro lugar na América Latina significa um resultado muito importante já que, segundo disse, fatores relevantes devem ser considerados. O primeiro deles é o aumento no número de instituições avaliadas.
“E preste atenção nisto: a Unicamp manteve a terceira posição apesar de ter aumentado sua pontuação. Isso significa que todo mundo está se esforçando fortemente em busca de aperfeiçoamento”,
afirma.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Piracicaba terá interdições no trânsito para transferência de urnas eletrônicas; veja desvios
Veja quais cidades da região de Piracicaba terão transporte gratuito no domingo de eleições
Primeira frente fria de outubro chega a região de Piracicaba; veja previsão