O governo do São Paulo iniciou a vacinação de crianças contra a covid-19 nesta sexta-feira (14), após a chegada de vacinas pediátricas para a imunização da faixa etária de 5 a 11 anos.
O início da imunização ocorreu de forma simbólica no HC (Hospital das Clínicas) de São Paulo e foi destinada a um pequeno grupo. O ato ocorreu exatamente como em janeiro de 2021, quando a enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, se tornou a primeira pessoa a receber a dose da vacina contra a covid no país.
O indígena Davi Seremramiwe Xavante, de oito anos, que veio para São Paulo fazer um tratamento no HC, foi o primeiro a receber o imunizante no Brasil. Davi mora em Piracicaba.
CHEGADA
A remessa continha 1,2 milhão de doses. Os outros dois voos têm previsão de chegada nos dias 20 e 27, trazendo 1,248 milhão e 1,818 milhão de doses, respectivamente.
INÍCIO NAS CIDADES
Em Campinas, segundo a secretaria de Saúde, as vacinas de crianças devem chegar entre sábado (15) e domingo (16), e a expectativa é começar a vacinação do público infantil na próxima semana. O mesmo deve ocorrer nas demais cidades do estado.
COMO VAI FUNCIONAR
Nesta primeira etapa da campanha, serão vacinadas crianças de 5 a 11 anos com doenças prévias (comorbidades), deficiência, indígenas e quilombolas.
A vacinação deve ocorrer de forma escalonada, em ordem decrescente, como foi feito com a população adulta, mas o governo aguarda o recebimento de doses para divulgar um calendário.
De acordo com a gestão estadual, a capacidade de vacinação do estado é de 250 mil crianças por dia.
O pré-cadastro para vacinação desse público foi liberado na quarta (12). Os pais podem acessar o site do governo paulista (www.vacinaja.sp.gov.br) para inserir os dados da criança e agilizar o atendimento nos postos de saúde.