O racionamento de água em Valinhos ficará suspenso nas semanas do Natal e do Ano-Novo. A informação foi divulgada na tarde desta quinta-feira (9) pelo Daev (Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos). A medida vale entre 20 de dezembro e 2 de janeiro de 2022.
Segundo o departamento, a cessão momentânea do racionamento foi possível diante das captações atuais nos modais de abastecimento da cidade.
De acordo com o Daev, dados de hoje indicaram um breve suspiro nas represas municipais. A Barragem João Antunes dos Santos está atualmente operando com 22% da capacidade e a das Figueiras com 27%. A Moinho Velho está operando com 76% da capacidade e a Santana dos Cuiabanos com 41%. No Rio Atibaia a cidade segue captando 250 litros por segundo.
Mesmo com a interrupção momentânea no cronograma do Programa de Racionamento de Água vigente em Valinhos desde 27 de agosto e intensificado em 20 de setembro de 2021 o departamento reforçou a importância da colaboração dos moradores.
“Vamos suspender momentaneamente o rodízio entre as semanas do Natal e do Ano-Novo, mas isso não significa deixar de lado medidas de economia de água em todas as tarefas do dia a dia. A água tratada deve ser constante poupada e os moradores devem utilizá-la com bastante parcimônia e responsabilidade”, afirmou o presidente da autarquia municipal, Ivair Nunes Pereira.
Vai terminar o racionamento?
Segundo o departamento, a cessão completa do Programa de Racionamento de Água em Valinhos dependerá de uma série de fatores, incluindo a recuperação das represas e dos sistemas isolados e o aumento das chuvas, para que a recarga dos mananciais internos e externos seja superior à saída do recurso que é destinado para o abastecimento da população.
O Daev ainda informou que o fim do rodízio de forma definitiva ainda dependerá, diretamente, da manutenção das temperaturas, que quando altas naturalmente aumentam o consumo de água pelos moradores; do uso responsável do recurso tratado pela população e, ainda, da situação de operação do Sistema Cantareira, que abastece a cidade por meio do Rio Atibaia e que atualmente está na faixa de restrição.
ÁGUA DE CAMPINAS
No final do mês passado Campinas assinou o contrato do acordo para venda de água ao município de Valinhos, que enfrenta racionamento de água desde agosto. Segundo a Prefeitura de Campinas, a parceria foi firmada com a intenção de ajudar na segurança hídrica do município vizinho. O fornecimento de água será feito por meio da interligação de rede entre adutoras da cidade (leia mais aqui).