A sexta-feira (15) amanheceu nublada e com temperatura mínima de 14°C depois que Campinas viu os termômetros despencarem devido a chegada de uma frente fria. No decorrer do dia, no entanto, a cidade deve ter nebulosidade variável “e diminuição da cobertura de nuvens”, diz o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp.
Segundo os meteorologistas da entidade, as temperaturas vão subir, mas ainda ficarão distantes das máximas acima dos 30°C registradas desde o início da semana. Na quarta-feira (13), por exemplo, o município registrou o dia mais quente do ano, com 34°C. “Os ventos persistem com intensidade moderada a forte, e a temperatura máxima está prevista em 25°C”, completa o boletim.
E no fim de semana?
A tendência para sábado (16) é de predomínio de sol. “O dia ainda amanhece com temperaturas relativamente baixas, com mínima em torno de 13°C, mas no curso do dia as temperaturas sobem acentuadamente”, detalha o Cepagri. Isso acontece devido ao sol e ao afastamento da massa de ar frio que reduziu as temperaturas desde quinta (14). “A máxima está prevista em 30°C”, prevê.
Conforme o Centro, “os dias seguintes devem manter temperaturas (mínimas e máximas) elevadas, ainda mais do que o registrado nesta semana”. O domingo (17), portanto deve ser de calor e não há, por enquanto, previsão de chuva.
LEIA TAMBÉM
Morador da região fatura R$ 500 mil na Nota Fiscal Paulista; veja quem ganhou R$ 1 milhão
Shopping terá encontro de Fuscas e carros antigos no final de semana
No resto de SP
O Cepagri prevê um amanhecer de sexta “com temperaturas mais baixas no centro-sul do estado”, tomando como referência o eixo Araçatuba – Araraquara – Mogi Guaçu, onde as mínimas ficam entre 12°C e 14°C, podendo chegar aos 10°C em algumas localidades”, como nas regiões de Apiaí e da Mantiqueira.
“No setor norte, as temperaturas ficam um pouco mais amenas em relação aos dias anteriores, mas ainda assim a sensação de tempo quente deverá prevalecer”, detalha o boletim do tempo. No litoral, é esperada a variação de céu nublado a encoberto e com chuvas isoladas a qualquer momento do dia. Nas proximidades de Minas Gerais, há possibilidade de pancadas na faixa de divisa.
“Nos setores sul e leste, o dia amanhece com nebulosidade rasa e pontos de neblina, que deverão se dissipar no decorrer da manhã, proporcionando predomínio de sol, e no centro e oeste do estado o tempo permanece sob o predomínio de céu claro”, complementa a divulgação do centro de pesquisas.
A tendência para o sábado é de predomínio de sol no estado de São Paulo. “Neblina deverá se formar durante a madrugada em áreas do sul e leste do estado, sobretudo em áreas próximas a grandes corpos d’água, mas se dissiparão nas primeiras horas da manhã”, define, por fim, o comunicado.
LEIA MAIS