- Publicidade -
CotidianoVeja os 10 cursos mais concorridos do Vestibular 2024 da Unicamp

Veja os 10 cursos mais concorridos do Vestibular 2024 da Unicamp

Medicina, Arquitetura e Urbanismo e Ciência da Computação aparecem na lista; confira as datas das provas de todas as fases

- Publicidade -

A Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp) divulgou nesta quinta-feira (21) os 10 cursos mais concorridos do Vestibular 2024. A organização do processo seletivo também registrou um aumento de 5% no número de participantes e informou que a relação candidatos-vaga média passou de 24,3 para 25,5 este ano. As inscrições foram encerradas no início deste mês e as provas estão marcadas para acontecer entre outubro e dezembro (veja abaixo).

Ao todo, segundo a comissão, 64.705 estudantes se inscreveram no vestibular e disputam 2.537 vagas em 69 cursos de graduação. O total é 5% maior do que o registrado em 2023, quando o número foi de 61.626 candidatos. Já em 2022, 63.301 pessoas se inscreveram. Os organizadores publicaram um link com os dados de todas as oportunidades oferecidas. Confira a lista com as 10 carreiras que mais despertaram interesse e o número de candidatos por vaga:

- Publicidade -

Medicina: 295

Arquitetura e Urbanismo: 88

Ciência da Computação: 82

Ciências Biológicas: 54

Engenharia da Computação: 48

- Publicidade -

Comunicação Social-Midialogia: 41

Farmácia: 36

História: 30

Ciências Econômicas (Integral e Noturno): 30 e 29

Enfermagem: 28

Dados detalhados

Além da relação de candidatos por vaga, a Comvest também divulgou outros dados sobre os interessados no vestibular. Entre eles, está a parcela de estudantes do sexo feminino, que representa 57,9% do total de inscritos. No recorte da faixa-etária, 71,8% dos inscritos têm entre 17 e 19 anos. Além disso, 19,2% dos alunos que tentam uma vaga na universidade têm renda familiar de três a cinco salários mínimos e 15% possuem ganhos de cinco a sete salários.

A comissão também detalhou que 33,2% dos inscritos moram em outras regiões do estado de São Paulo, 30,6% são da RMSP (Região Metropolitana de São Paulo), 19,9% têm como local de residência cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas) e outros 16,2% são de outros estados do Brasil.

LEIA TAMBÉM

Onda de calor: Inmet emite novo alerta vermelho de grande perigo até domingo

Acidente entre carretas deixa um ferido e bloqueia Anhanguera sentido capital

As datas

As provas de Habilidades Específicas para candidatos aos cursos de Música ocorrem em setembro e outubro. Já as avaliações da primeira fase para todos os candidatos inscritos acontecem no dia 29 de outubro de 2023.

A segunda fase está marcada para os dias 3 e 4 de dezembro. Para os demais cursos com provas específicas (Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança), as provas ocorrem dias 7 e 9 de dezembro.

Mas o que mudou?

Entre as novidades anuncidas em julho, estão alterações na 1ª fase, que terá quatro questões de Ciências Humanas a mais e três perguntas de Ciências da Natureza a menos. Além disso, um local de prova foi alterado em relação à última edição, já que a prova agora será realizada em Americana e não em Santa Bárbara d’Oeste.

O número total de questões, tanto na primeira como na segunda fase, não será alterado. Com isso, os candidatos responderão 72 questões de múltipla escolha na primeira etapa, e um total de 30 questões e uma Redação na segunda fase.

Primeira fase

Na primeira fase, pela primeira vez, serão seis questões de Sociologia e de Filosofia. Portanto, três de cada disciplina. Já o número de questões de Biologia, Física, Química, História, Geografia e Inglês será reduzido de oito para sete em cada uma dessas disciplinas. O número de questões de Língua Portuguesa/Literaturas e de Matemática, porém, será mantido em 12.

A alteração foi feita devido a um “desequilíbrio” notado pela Comvest na prova. No ano passado, além das 31 questões de Matemática, Português e Inglês, os estudantes respondiam 24 perguntas de Ciências da Natureza e 16 de Humanas.

O objetivo, segundo o diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto, é acompanhar a carga horária atual do Ensino Médio no Brasil, passando a cobrar, inclusive, Filosofia e Sociologia nas duas fases do vestibular da universidade.

“Nós estamos equilibrando, porque o Ensino Médio tem uma parte de formação geral obrigatória, composta por Português, Matemática e Inglês, e Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Estamos trazendo sete questões pra cada uma dessas disciplinas tradicionais que já estavam no vestibular e incluindo na área de ciências humanas três questões de Filosofia e três de Sociologia”, disse Freitas.

Segunda fase

Conforme o anúncio da Comvest, o primeiro dia de provas da segunda fase não terá mudanças, já que foram mantidas as 10 questões de Português, Inglês e Ciências e as duas propostas de Redação. No segundo dia, porém, as provas específicas para cursos de Humanas e de Ciências da Natureza serão alteradas: antes com seis, os testes passarão a ter quatro questões de Matemática no total.

Por fim, ainda de acordo com a comissão, haverá a inclusão de duas questões de Filosofia/Sociologia para a área de Humanas e de mais duas questões de Biologia para Biológicas. Para os estudantes que escolheram cursos de Exatas e Tecnológicas, a divisão de 2023 está mantida, com seis questões de Matemática.

LEIA MAIS

Lula e Biden anunciam manifesto em defesa dos direitos trabalhistas

- Publicidade -
Leandro Las Casas
Leandro Las Casas
Graduado pela PUC-Campinas desde 2011, atua há 14 anos no Jornalismo, área na qual cobriu sete eleições, participou de grandes coberturas e esteve a frente de podcasts e projetos de assessoria. Começou a carreira na rádio CBN Campinas, onde foi estagiário, repórter e apresentador. No acidade on Campinas, assina matérias e reportagens de todas as editorias desde 2021.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -