Remarcado no último dia 31, o prazo para as inscrições do Vestibular 2024 da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) se encerra às 17h desta quarta-feira (6). O processo deve ser feito pelo site da Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp) e a taxa de R$ 192 pode ser paga até dia 8. Os estudantes interessados podem optar por até dois cursos da mesma área (veja mais abaixo).
Do total de 3.340 vagas nos cursos de graduação com ingresso no próximo ano, o vestibular oferece 2.540 vagas distribuídas em 69 cursos. Além do processo seletivo, a instituição também tem conta com os sistemas Enem-Unicamp, Vagas Olímpicas, Profis, e Vestibular Indígena, além do “Provão Paulista”, nova modalidade divulgada pelo governo estadual.
As datas
As provas de Habilidades Específicas para candidatos aos cursos de Música ocorrem em setembro e outubro. Já as avaliações da primeira fase para todos os candidatos inscritos acontecem no dia 29 de outubro de 2023.
A segunda fase está marcada para os dias 3 e 4 de dezembro. Para os demais cursos com provas específicas (Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança), as provas ocorrem dias 7 e 9 de dezembro.
LEIA TAMBÉM
Indígenas se formam na Unicamp quatro anos após primeiro vestibular próprio
Pesquisa da Unicamp mostra como músicas alteram sabor do chocolate
Mas o que mudou?
Entre as novidades anuncidas em julho, estão alterações na 1ª fase, que terá quatro questões de Ciências Humanas a mais e três perguntas de Ciências da Natureza a menos. Além disso, um local de prova foi alterado em relação à última edição, já que a prova agora será realizada em Americana e não em Santa Bárbara d’Oeste.
O número total de questões, tanto na primeira como na segunda fase, não será alterado. Com isso, os candidatos responderão 72 questões de múltipla escolha na primeira etapa, e um total de 30 questões e uma Redação na segunda fase.
Primeira fase
Na primeira fase, pela primeira vez, serão seis questões de Sociologia e de Filosofia. Portanto, três de cada disciplina. Já o número de questões de Biologia, Física, Química, História, Geografia e Inglês será reduzido de oito para sete em cada uma dessas disciplinas. O número de questões de Língua Portuguesa/Literaturas e de Matemática, porém, será mantido em 12.
A alteração foi feita devido a um “desequilíbrio” notado pela Comvest na prova. No ano passado, além das 31 questões de Matemática, Português e Inglês, os estudantes respondiam 24 perguntas de Ciências da Natureza e 16 de Humanas.
O objetivo, segundo o diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto, é acompanhar a carga horária atual do Ensino Médio no Brasil, passando a cobrar, inclusive, Filosofia e Sociologia nas duas fases do vestibular da universidade.
“Nós estamos equilibrando, porque o Ensino Médio tem uma parte de formação geral obrigatória, composta por Português, Matemática e Inglês, e Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Estamos trazendo sete questões pra cada uma dessas disciplinas tradicionais que já estavam no vestibular e incluindo na área de ciências humanas três questões de Filosofia e três de Sociologia”, disse Freitas.
Segunda fase
Conforme o anúncio da Comvest, o primeiro dia de provas da segunda fase não terá mudanças, já que foram mantidas as 10 questões de Português, Inglês e Ciências e as duas propostas de Redação. No segundo dia, porém, as provas específicas para cursos de Humanas e de Ciências da Natureza serão alteradas: antes com seis, os testes passarão a ter quatro questões de Matemática no total.
Por fim, ainda de acordo com a comissão, haverá a inclusão de duas questões de Filosofia/Sociologia para a área de Humanas e de mais duas questões de Biologia para Biológicas. Para os estudantes que escolheram cursos de Exatas e Tecnológicas, a divisão de 2023 está mantida, com seis questões de Matemática.
LEIA MAIS
Lula assina demarcação de dois territórios indígenas na Amazônia