- Publicidade -
CotidianoVeja quando será o pico de calor nesta semana

Veja quando será o pico de calor nesta semana

De acordo com o Cepagri, reta final do Inverno pode registrar recorde de temperatura mais alta do ano; região está em alerta para tempestades

- Publicidade -

A reta final do Inverno, que termina neste sábado (23), pode registrar um recorde de maior temperatura do ano. De acordo com estimativas do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, as máximas devem ficar estáveis até quinta-feira (21), com pico de temperatura prevista para o domingo (24) na região de Campinas.

“Temos essa expectativa de registrar a maior temperatura do ano. As máximas devem ficar relativamente estáveis, entre 34º ou 35ºC até a quinta-feira, e podem superar isso entre sexta-feira e domingo”, informa o meteorologista do Centro, Bruno Bainy.

Vale lembrar que Campinas registrou a temperatura mais alta do ano na semana passada, quando registrou 34ºC. Ainda segundo o Centro, a expectativa de que as maiores temperaturas ocorram no domingo, com termômetros em torno de 38ºC.


LEIA TAMBÉM

Prefeitura vai usar imagens para identificar homem que destruiu mudas de árvores no Taquaral

Jovem da região desaparece após entrar no mar em Guarujá

Risco de tempestades

Para esta terça-feira (19) ainda há risco de pancadas de chuva. De acordo com o Cepagri, essas tempestades deverão ter caráter multicelular, com aglomerados de tempestades individuais, e de curta duração, com cerca de 30 minutos e que podem acarretar chuva torrencial e rajadas de vento, além de muitas descargas elétricas.

Também pode ocorrer episódios de granizo pequeno. Durante o período da noite, são esperados ventos com picos de intensidade moderada a forte.

Na tarde desta segunda-feira (18), algumas cidades da região de Campinas registraram pancadas rápidas de chuva. Hortolândia e Valinhos tiveram, inclusive, registro de granizo.

Cuidados e recomendações

Campinas registrou estado de atenção devido à umidade relativa do ar estar abaixo de 30% na tarde de hoje. De acordo com a Defesa Civil, o índice estava em 29,1% às 14h20. Com as altas temperaturas é necessário ter cuidados redobrados com a saúde.

- Publicidade -

Com isso, é preciso evitar a exposição direta e prolongada à radiação solar entre 10h e 16h, bem como atividades com grande esforço físico. Hidratação constante e medidas para atenuação do calor, como uso de ventiladores, condicionadores de ar, uso de roupas leves, dentre outras, são recomendadas.

Além disso, é recomendada atenção redobrada quanto à possíveis quadros de saúde que possam surgir ou ser agravados pelas temperaturas elevadas, como mal-estar, tonturas, dores de cabeça, fraqueza, palidez, dentre outros sintomas, devem ser levados em consideração e podem exigir cuidados médicos.


LEIA MAIS

Pesquisa aponta que apenas 25% dos brasileiros já usaram IA

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -