- Publicidade -
CotidianoVeterinário é preso em flagrante por maus-tratos; 74 animais são apreendidos

Veterinário é preso em flagrante por maus-tratos; 74 animais são apreendidos

Além da prisão e das multas, o veterinário Sebastião Matias, de 48 anos, poderá perder o registro profissional

- Publicidade -

Um veterinário foi preso hoje (10) em flagrante em Campinas pelos crimes de maus-tratos e posse ilegal de animais silvestres. Além disso, a polícia apreendeu 74 animais – entre eles, um macaco tetraplégico que está desnutrido e aves presas em gaiolas minúsculas. Cerca de 60 cães ainda aguardam resgate – leia abaixo.

Macaco tetraplégico encontrado na chácara do veterinário

A vigilância sanitária também participou da operação e lacrou a clínica, que funcionava há dez anos em uma chácara no Recanto dos Dourados.

Além da prisão e das multas, o veterinário Sebastião Matias, de 48 anos, poderá perder o registro profissional, informa o delegado Elton Prado da Costa, responsável pela investigação.

Como médico veterinário há um agravamento da questão, principalmente moralmente, porque como médico ele tem o dever legal de conhecer como manter os animais e também da origem e da forma como eles devem ser comprados e adquiridos”, declarou o policial à Eptv.

- Publicidade -

Uma audiência de custódia será realizada amanhã (11) para decidir se Matias responderá pelos crimes preso ou em liberdade.

A veterinária Bianca Mendes, que acompanhou a ocorrência, informou que os bichos estavam em situação de sofrimento e que os silvestres eram alimentados com ração de cachorro. “Um lugar bem insalubre, alimentação incorreta. As aves em gaiolas muito pequenas. Um lugar bem complicado de ver e de acreditar que o animal estava dentro de uma gaiola daquele jeito”.

Sagui, encontrado em gaiola, era alimentado com ração de cachorro

Os silvestres não tinham identificação do Ibama e, segundo a polícia, podem ser fruto de tráfico e venda ilegal de animais. Eles foram levados para a Deic (Divisão Especializada de Investigações Criminais).

Entre eles, encontram-se:

  • papagaio
  • macacos-pregos
  • gambás
  • jabutis
  • passarinhos da espécie coleirinha
  • arara canindé

Já os cachorros, eram usados como matrizes reprodutoras para venda, funcionando como canil comercial – segundo a polícia. Por enquanto, eles serão mantidos no local por falta de lugar adequado para levá-los.

No último dia 5, a vigilância sanitária interditou a clínica, depois de receber e verificar uma denúncia de maus-tratos. Mas, como Matias seguiu trabalhando, o estabelecimento foi lacrado hoje.

Cães eram criados para venda

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Prefeitura de Piracicaba tem concursos públicos com salários de até R$ 8 mil

Você sabia que o cartunista Ziraldo inspirou a criação do Salão de Humor de Piracicaba?

- Publicidade -
Raquel Valli
Raquel Valli
Formada em jornalismo pela PUC-Campinas em 1999, tem experiência como repórter, redatora, editora-assistente, produtora, informante e assessora de imprensa. Trabalhou para EPTV, CBN, Correio Popular, Oficina do Estudante e Prefeitura de Campinas. Foi homenageada pela Câmara Municipal com o Diploma de Mérito Jornalístico “Bráulio Mendes Nogueira “pelos relevantes serviços prestados à cidade”. É coach pela SBC e apaixonada por animais. Atualmente, é repórter no a cidade on Campinas.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -