Um avião da Voepass, antiga Passaredo, caiu no quintal de uma casa em Vinhedo, interior de São Paulo, no início da tarde desta sexta-feira (9). O avião tinha 61 pessoas a bordo, 57 passageiros e quatro tripulantes. Não há sobreviventes, segundo a Prefeitura da cidade. Já os moradores da casa não se feriram, de acordo com a secretaria de Segurança Pública.
A aeronave decolou de Cascavel, no Paraná, com destino ao Aeroporto de Guarulhos. A companhia aérea informou que não há ainda confirmação de como ocorreu o acidente. “A VoePass acionou todos os meios para apoiar os envolvidos”, disse em nota.
A FAB (Força Aérea Brasileira), por meio do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), foi acionada para atuar. O Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e a Polícia Militar estão atendendo a ocorrência no local.
Voepasss: quem é a empresa do avião que caiu em Vinhedo?
A Voepass é uma das principais companhias de aviação regional do país, de acordo com a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), e tem sede em Ribeirão Preto, no interior paulista.
Criada em 1995 como Passaredo, a empresa adotou o nome de Voepass em 2019, após adquirir a MAP Linhas Aéreas, conhecida na região norte do país.
A empresa tem como base a Viação Passaredo, que começou a operar viagens rodoviárias em 1978. Quase duas décadas mais tarde, o fundador do grupo, José Luiz Felício, decidiu entrar no mercado de aviação, inaugurando a Passaredo Transportes Aéreos em 1995.
À época, com duas aeronaves, a Passaredo fazia viagens a municípios como Ribeirão Preto, Goiânia, Brasília, São Paulo e Curitiba.
A companhia opera com aeronaves de modelo turboélice comercial bimotor de médio porte. Os veículos são conhecidos como ATRs, nome da fabricante, a franco-italiana Avions de Transport Régional. A companhia opera apenas aeronaves de modelo ATR 72, versões 500 e 600.
A empresa tem 47 destinos, e a maior parte de suas operações está no aeroporto Dr. Leite Lopes, em Ribeirão Preto, e no aeroporto Internacional de Guarulhos. A companhia tem parceria com Gol e Latam (o chamado code share) para que as duas companhias aéreas vendam passagens para destinos operados pela Passaredo.
Segundo dados da Anac, a agência reguladora da aviação civil brasileira, a Voepass transportou 397.634 passageiros de janeiro a junho de 2024, o que deu à companhia uma fatia de 0,9% do mercado brasileiro. No período, a companhia aérea que mais transportou passageiros no país foi a Latam, com 16.745.261 passageiros (37,9% do mercado).
Recuperação judicial
Após cinco anos, a Passaredo saiu de uma recuperação judicial em 2017. Dois anos mais tarde, em agosto de 2019, anunciou a aquisição de 100% do controle societário da empresa MAP Linhas Aéreas. Com a transação, a companhia aérea consolidou operações em São Paulo e ganhou voos em Congonhas e Guarulhos, além de ter expandido a presença nos estados da região Norte. Em junho de 2021, a operação da MAP foi vendida à Gol por 28 milhões de reais.
Segundo anuário do Transporte Aéreo da Anac, que retrata a situação financeira das companhias, a Passaredo registrou prejuízo de R$ 50,6 milhões em 2019, último dado disponível da empresa.
Queda do avião em Vinhedo
Um avião caiu na região do bairro Capela, em Vinhedo, no início da tarde desta sexta-feira (9). Segundo a companhia aérea Voepass, a aeronave transportava 61 pessoas, 57 passageiros e 4 tripulantes. Ninguém sobreviveu.
A Polícia Militar recebeu o chamado às 13h28 na Rua João Edueta, próximo à Rodovia Miguel Melhado de Campos (SP-324), e enviou equipes ao local.
A informação inicial é de que se trata de um avião bimotor de passageiros, modelo ATR-72, que saiu de Cascavel, no Paraná, com destino a Guarulhos.
Segundo a companhia aérea Voepass, não há ainda confirmação de como ocorreu o acidente e nem da situação atual das pessoas que estavam a bordo. Veja a nota completa:
“A VOEPASS Linhas Aéreas informa a ocorrência de um acidente envolvendo o voo 2283- avião PS – VPB, nesta terça-feira, dia 09 de agosto, na região de Vinhedo/SP. A aeronave decolou de Cascavel/PR com destino ao Aeroporto de Guarulhos, com 58 passageiros e 4 tripulantes a bordo.
A VOEPASS acionou todos os meios para apoiar os envolvidos. Não há ainda confirmação de como ocorreu o acidente e nem da situação atual das pessoas que estavam a bordo.
A Companhia está prestando, pelo telefone 0800 9419712, disponível 24h, informações a todos os seus passageiros, familiares e colaboradores.”
**Matéria atualizada às 18h com nova informação de que foram 61 vítimas do acidente (57 passageiros e 4 tripulantes)
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Mortandade do rio Piracicaba completa um mês e pescadores seguem vivendo ‘pesadelo’
Estrada do Bongue é totalmente liberada após queda de pedras