- Publicidade -
EconomiaCampinas desbanca Guarulhos e fica em 2º lugar em saldo de empregos em SP

Campinas desbanca Guarulhos e fica em 2º lugar em saldo de empregos em SP

Cidade teve 222,2 mil contratações e 209 mil demissões em 2023; saldo é positivo, mas menor do que o registrado em 2022

- Publicidade -

Campinas ficou em segundo lugar no saldo de carteira assinada no estado de São Paulo em 2023, desbancando Guarulhos, que ficou em terceiro lugar, segundo o ranking da Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados). Mas, apesar do saldo ser positivo, ele é menor do que o registrado em 2022. 

Campinas contabilizou 222.297 contratações e 209.092 demissões em 2023. Por isso, o saldo ficou positivo, em 13.205 carteiras assinadas

- Publicidade -

A quantidade, entretanto, é menor do que a registrada em 2022, quando o saldo positivo foi de 14.670 vagas. 

Ranking saldo de empregos

  1. SP Capital: 132.263
  2. Guarulhos: 13.205
  3. Campinas: 12.706

“Quando a gente tem o nosso saldo superior ao saldo de Guarulhos, isso mostra que, teoricamente, estamos melhores do que Guarulhos porque parece que a gente está admitindo mais e demitindo menos, mas a gente tem que tomar um pouquinho de cuidado porque não é bem assim”, afirma o professor de finanças Eli Borochovicius.

“Em 2022, a gente tinha uma diferença grande de admissões e demissões, e essa diferença reduziu do ano passado para cá. Tivemos um aumento de admissões, no entanto, o aumento de demissões foi ainda maior. Isso estreitou esse saldo, o que não é bom”, completa. 

De acordo com o professor, é preciso uma injeção de dinheiro na economia para evitar que esse cenário positivo se inverta. 

“A ideia é que nós tenhamos o governo fazendo a sua parte para que a economia volte a girar, e que permita que essas pessoas tenham condições de arrumar um bom emprego e tenham a sua renda para poder consumir”, declara. 

Outras cidades da região

Além de Campinas, Hortolândia também teve saldo positivo em empregos em 2023, mas também pior do que o de 2022. 

- Publicidade -

O analista de sistema Mateus Ricci trabalhava em Hortolândia até outubro do ano passado, mas decidiu trabalhar como autônomo depois de ser demitido. 

“É até bom porque eu consigo ver meu filho crescendo, fica aqui em casa com a gente. Pretendo continuar como autônomo. A responsabilidade é um pouco maior, tem alguns custos que a gente não fala, plano de saúde que a gente tinha na empresa agora vai por conta, mas quando colocamos no montante final, acabamos até ganhando um pouco de qualidade de vida”, afirma.

Com informações de Bianca Rosa/ EPTV – Campinas

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.


LEIA TAMBÉM NO TUDO EP

Quem é o cantor acusado de homofobia no Carnaval de Salvador?

O que Baby do Brasil falou sobre o apocalipse para Ivete?

- Publicidade -
Raquel Valli
Raquel Valli
Formada em jornalismo pela PUC-Campinas em 1999, tem experiência como repórter, redatora, editora-assistente, produtora, informante e assessora de imprensa. Trabalhou para EPTV, CBN, Correio Popular, Oficina do Estudante e Prefeitura de Campinas. Foi homenageada pela Câmara Municipal com o Diploma de Mérito Jornalístico “Bráulio Mendes Nogueira “pelos relevantes serviços prestados à cidade”. É coach pela SBC e apaixonada por animais. Atualmente, é repórter no a cidade on Campinas.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -